O valor da simplicidade - 13 Características de uma pessoa que aspira a viver simplesmente

A simplicidade é, talvez, uma das maiores necessidades que temos de recuperar para os homens e mulheres dos nossos dias, a fim de termos todos uma vida mais enriquecedora, plena e feliz. 

Estas seriam, na minha opinião, algumas das características de uma pessoa que aspira a viver simplesmente:

Uma pessoa simples sabe ouvir com atenção, oferece os seus dons e habilidades com generosidade e sente-se grata por tudo o que a vida tem a oferecer em todos os momentos.

Uma pessoa simples nunca acredita na posse absoluta da verdade, atende às razões da outra pessoa e tira proveito tudo o que de positivo lhe é oferecido.

Uma pessoa simples transmite ternura, sensibilidade e proximidade em todo o seu ser.

Uma pessoa simples deixa-se questionar pela realidade e, diante de qualquer situação injusta, levanta a voz e sai para se manifestar na rua, junto com outros homens e mulheres, independentemente de crenças ou ideias.

Uma pessoa simples guarda e protege como ouro aquele caule frágil e flexível da esperança que, apesar dos ventos contrários, se levanta e permanece de pé.

Uma pessoa simples não é gananciosa, nem se esforça para ter mais dinheiro ou mais bens: vive feliz com o que tem e tenta não ficar angustiada por nada.

Uma pessoa simples sente-se livre diante de tudo e todos, sem hipotecar o seu modo de vida por algo que a impeça de sentir e respirar livremente.

Uma pessoa simples não crê que já alcançou tudo, mas que há sempre coisas por descobrir; nem que já sabe tudo, mas permanece em busca permanente.

Uma pessoa simples está sempre a desejar o encontro, pretendendo a harmonia, buscando sem cessar o diálogo e o entendimento, a paz fundada na justiça.

Uma pessoa simples sabe desfrutar de uma refeição em comum com amigos e amigos, de uma conversa íntima, de uma viagem partilhada ...

Uma pessoa simples desfruta e alegra-se com as pequenas coisas, pequenos pormenores que o dia a dia oferece, com as pessoas que ama e que o amam, e com a Natureza que o cerca.

Uma pessoa simples é acolhedora e oferece solidariedade aos marginalizados e excluídos, não importa o que eles digam sobre ela, porque sabe que somente assim será possível outro mundo mais humano e fraterno, justo e em paz.

Uma pessoa simples caminha sorrindo, feliz, humilde e confiante, juntamente com outras pessoas, ou seja, na palma do delicado Mistério da Vida.

Miguel Ángel Mesa, em https://eclesalia.wordpress.com

Comentários