Orações para a (semana da) unidade dos cristãos

«Trataram-nos com gentileza»: este versículo dos Atos dos Apóstolos (28, 2) é o tema do subsídio da Semana de Oração pela Unidade de Cristãos 2020. O texto foi redigido pelas Igrejas cristãs de Malta e Gozo.

Contexto bíblico
«Depois de salvos do naufrágio»,  escreve São Lucas «soubemos que a ilha se chamava Malta. Os nativos trataram-nos com invulgar humanidade, pois acenderam uma grande fogueira, junto à qual nos recolheram a todos, por causa da chuva que estava a cair e por causa do frio» (At 28, 1-2).

Abraçadas pela providência de Deus
O episódio do naufrágio “repropõe o drama da humanidade diante do terrificante poder dos elementos da Natureza”, e a capacidade de Paulo de se elevar “como um farol de paz no tumulto”, porque “ele sabe que a sua vida está nas mãos de Deus”. 

O subsídio coloca em evidência que no naufrágio “pessoas diversas e em desacordo entre elas, desembarcam juntas sãs e salvas”, “abraçadas pelo amor e pela providência de Deus”.

Segundo o subsídio, a analogia com a atualidade é evidente: “Hoje muitas pessoas enfrentam os mesmos perigos no mesmo mar. Os mesmos lugares citados nas Escrituras caracterizam as histórias dos migrantes de hoje. Em várias partes do mundo, muitas pessoas enfrentam viagens perigosas, por terra e pelo mar, para fugir de desastres naturais, guerras e pobreza. Também para eles, são vidas à mercê de forças imensas e altamente indiferentes, não só naturais, mas também políticas, económicas e humanas”.

E esta indiferença humana assume várias formas, como daqueles que “vendem às pessoas desesperadas lugares em embarcações não seguras para a navegação; ou que decidem não enviar barcos de salvamento; ou ainda repelem os barcos com migrantes”. Portanto, a narração dos Atos dos Apóstolos “nos interpela como cristãos que juntos enfrentamos a crise ligada às migrações”.

Indiferença e acolhimento
“Somos coniventes com as forças indiferentes ou acolhemos com humanidade, tornando-nos assim testemunhas da amorosa providência de Deus para com cada pessoa? É a pergunta colocada, enquanto se reitera que “a hospitalidade é uma virtude altamente necessária na busca da unidade entre cristãos”.


Durante a Semana de Oração, serão aprofundados oito temas, um por dia: reconciliação, luz, esperança, confiança, força, hospitalidade, conversão e generosidade.


Esquema integral da celebração ecuménica:

Preces de perdão e reconciliação
Perdoai-nos, Senhor, por erros passados, desconfianças e condutas erradas entre cristãos de diferentes Igrejas e tradições.
Todos: Senhor, tende piedade!

Leitor: Perdoai-nos, Senhor, por permanecer na escuridão em vez de procurar o caminho da Luz, pois vós, Senhor, sois a única Luz verdadeira.
Todos: Senhor, tende piedade!

Leitor: Perdoai-nos, Senhor, por nossa falta de fé e por nossa falha em sermos pessoas de expectativa esperançosa e autêntica caridade.
Todos: Senhor, tende piedade!

Leitor: Perdoai-nos, Senhor, por termos causado dor, dificuldades e angústia para outros.
Todos: Senhor, tende piedade!

Leitor: Perdoai-nos, Senhor, por nos isolarmos e permanecermos indiferentes, em vez de mostrar hospitalidade para todos, especialmente estranhos e refugiados.
Todos: Senhor, tende piedade!

Leitor: O Senhor é misericordioso e generoso, lento para a cólera e cheio de fidelidade no amor. Assim como os céus dominam a terra, sua fidelidade ultrapassa os que o temem; tão distante como o levante do poente, ele põe longe de nós as nossas ofensas. (Cf Sl 103,8.11-12)
Todos: Amém

As preces da comunidade
Durante as preces, oito remos (ou figuras em forma de remos) são trazidos para a assembleia por membros de diferentes comunidades. 
Cada remo traz uma única palavra: Reconciliação,, Iluminação, Esperança, Confiança, Fortalecimento, Hospitalidade, Conversão e Benevolência.
A apresentação de cada remo introduz cada um dos pedidos. Depois que o remo for erguido, é colocado perto ou dentro do barco e se faz um momento de prece silenciosa.

Leitor: Não podemos enfrentar sozinhos as tempestades da vida. Um barco vai adiante quando remamos juntos. Diante de dificuldades reconhecemos a necessidade de ir em frente juntos e de unir nossos esforços. Oremos.

Leitor: Generoso Deus, curai as memórias dolorosas do nosso passado, que feriram nossas Igrejas e continuam a nos manter separados.
Todos: Ouvi nossa prece pela Reconciliação.

Leitor: Generoso Deus, ensinai-nos a firmar nossa caminhada em Cristo, a Luz Verdadeira.
Todos: Ouvi nossa prece pela Iluminação.

Leitor:: Generoso Deus, fortalecei nossa confiança em vossa providência quando nos sentimos ameaçados pelas tempestades da vida.
Todos: Ouvi nossa prece pela Esperança.

Leitor: Generoso Deus, transformai nossas muitas separações em harmonia e nossa desconfiança em aceitação mútua.
Todos: Ouvi nossa prece pela Confiança.

Leitor: Generoso Deus, dai-nos a coragem para falar a verdade com justiça e no amor.
Todos: Ouvi nossa prece pelo Fortalecimento.

Leitor: Generoso Deus, desmontai as barreiras, visíveis e invisíveis, que nos impedem de acolher nossas irmãs e irmãos que estão em perigo ou necessitam de ajuda.
Todos: Ouvi nossa prece pela Hospitalidade.

Leitor: Generoso Deus, transformai nossos corações e os corações de nossas comunidades cristãs, para que possamos ser agentes de vossa cura.
Todos: Ouvi nossa prece pela Conversão.

Leitor: Generoso Deus, abri nossos olhos para vermos o conjunto da criação como vosso dom e nossas mãos para partilhar seus frutos em solidariedade.
Todos: Ouvi nossa prece pela Benevolência.

Comentários