«A mulher e os desafios da educação» foi o tema do seminário nacional da Organização das Mulheres Católicas do Benim, realizado de 6 a 8 de março, em Dassa-Zoumé.
A Missa de abertura do seminário foi presidida pelo Núncio Apostólico no país, D. Brian Udaigwe, juntamente com o bispo local, D. François Gnonhoussou.
«A mulher – disse o bispo de Dassa-Zoumé, ao introduzir a celebração - tem um lugar privilegiado e um papel fundamental na educação da infância e da adolescência, para a estabilidade da sociedade.» Daí a exortação às cinco mil participantes no seminário para que assumam plenamente a sua identidade de mulheres católicas e se orgulhem por isso.
«Sede orgulhosas de serdes mães de família - reiterou o prelado - ou seja, pilares da Igreja doméstica; sede orgulhosas de pertencer à Igreja Católica. Defendei e transmiti os valores humanos às crianças e aos jovens.»
Na mesma linha foi também o Núncio apostólico que, na sua homilia citada pelo "La Croix Afrique", sublinhou: «Mulheres e mães, vós sois um dom e uma riqueza na Igreja e para a Igreja, em espírito de serviço. Sede sempre portadoras da força do Evangelho e sabei testemunhar incessantemente a alegria e a paixão pela consolidação da comunhão na Igreja.»
Mulheres não querem permanecer à margem da sociedade
Por seu lado, Cécile Sarè, presidente nacional da Organização, recordou que «as mulheres católicas do Benim não querem permanecer à margem» da sociedade. Nascida em 1971, por vontade do Padre Robert Sastre, na altura pároco da Igreja de San Michele em Cotonou, a maior do país, hoje a estrutura reúne milhares de mulheres em todas as paróquias locais e possui um rico programa de actividades anuais, incluindo novenas de oração, peregrinações, retiros espirituais e visitas aos doentes.
Fonte: www.vaticannews.va
Ler também
O P.e Frei Francis Nadeem OMFCap, secretário executivo da Comissão episcopal para o diálogo inter-religioso e o ecumenismo (NCIDE), afirmou que «o papel das mulheres é fundamental para uma paz sustentável», recordando que «as mulheres e as mães mostram amor, acolhimento, respeito, igualdade, paz e justiça no seio das famílias, e essa obra e essa semente de bem se reflete nas comunidades e na sociedade».

Comentários
Enviar um comentário