10 maneiras de começarmos a ser os nossos melhores amigos


É verdade o que se diz: não posso amar alguém se não me amar. Todavia, o relacionamento comigo mesmo pode ser mais complicado do que o que tenho com os outros, porque tendo a dar mais atenção aos meus alegados defeitos ou a sobrestimar algumas qualidades. Então, um exercício que posso fazer é relacionar-me comigo como faria com um amigo.

Orar/meditar
Quanto mais me concentro na oração, para receber inspiração e motivação de Deus, para o meu estilo de vida, mais a minha existência será santa. Orar e meditar protege-me de usar apenas a minha mente racional ou de seguir credulamente as minhas emoções ou crenças.

Tratar-me com gentileza
Quando um amigo vem ter comigo com um problema, falo com ele gentilmente, aliviando qualquer uma das suas dúvidas. O meu diálogo interior pode ser igual. Com mais gentileza e menos dureza, será mais fácil encorajar-me.

Ouvir mais
Ouvir antes de falar ajuda a pensar antes de emitir uma opinião.

Defender as minhas opiniões
Assim como respeito ou discuto as opiniões das outras pessoas, sem me deixar intimidar, posso respeitar os meus pensamentos ou corrigi-los.

Um dia para mim
Assim como posso convidar os amigos para um café, um almoço, uma saída, do mesmo modo devo marcar um dia dedicado a mim. Nesse dia, poderei dedicar-me a atividades que me relaxam e revigoram, pois melhoram o meu relacionamento interior.

Aceitar o bom e excluir o mau
Tenho o direito de ser amado e o dever de me deixar amar. E tenho o direito e o dever de deixar pessoas, trabalhos, situações que não trazem alegria à minha vida, porque não são saudáveis. É importante ter a consciência de que, tal como a higiene pessoal e a limpeza dos meus espaços e objetos contribui para o meu bem-estar, assim também essa “limpeza” social e ocupacional.

Concentrar-me no que amo
Nunca deveria terminar um dia sem fazer uma coisa de que gosto muito ou em que sou hábil. Seja o que for, alimenta-me a alma e também nutre a minha confiança. Quanto mais me preparo pela formação e pelo treino para uma atividade, mais exercito e desfruto das minhas habilidades.

Fazer algo a sós entre as atividades em conjunto
Estar só, ou em silêncio, não é confortável, é mesmo um enorme desafio para mim e muito gente. Todavia, em quem consegue e quando eu consigo, é uma experiência libertadora!

Cuidar do corpo e da mente
Viver é mais do que passar o tempo, é preenche-lo de eternidade. Para isso, posso contribuir com boa alimentação, descanso necessário, exercício físico, passatempos em que o objetivo é subir pelo menos um nível, trabalho gratificante, relacionamentos equilibrados, intimidade, em que ser íntimo é estar bem perto de alguém…

Parar de me comparar
Avaliar-me fazendo comparações é uma das coisas mais cruéis que posso fazer-me. O risco é sentir-me inadequado(a). Só não o será se os outros são uma inspiração. A vida é minha, então, darei valor à opinião e aos exemplo de vida dos outros quando isso me faz evoluir.

Comentários