9 Verdades para serem lembradas quando tudo parecer dar errado

1. A dor faz parte do crescimento
Qualquer êxito requer algum tipo de luta digna para o conquistar. Na dor, temos de ser pacientes e manter o pensamento positivo: tudo vai ficar bem, ainda que não de imediato.

2. Tudo na vida é temporário
Há um tempo para haver sol e outro para chover; depois da escuridão há luz, e depois da luz há escuridão; uma ferida sara; come-se e sacia-se, mas o apetite regressa. Tudo na vida é assim. Até a morte não é o final de nada, mas mais um passo na caminhada com Deus, a família desde os mais ancestrais até aos que hão de nascer…

3. Preocupar-se e reclamar sem fazer nada não muda nada
Quem se queixa demais consegue o mínimo. É sempre melhor tentarmos fazer algo e falhar do que não tentarmos fazer nada. Usemos o que aprendemos para melhorar a forma como vivemos. Quando deixamos de reclamar acerca dos seus problemas e procuramos soluções, começamos a ser gratos por cada problema que já não temos.

4. Cicatrizes, rugas, cabelos brancos… são os símbolos da força de cada um
Uma cicatriz significa que a dor já passou e que a ferida está fechada e sarada, todavia, mais do que isso, é memória do que a causou. No seu conjunto, significa que nos expusemos a algum tipo de perigo, vencemos a dor, seguimos em frente, ficámos mais fortes e aprendemos uma lição. Rugas e cabelos brancos são como uma tatuagem, um símbolo de momentos e acontecimentos de que nos orgulhamos.

5. Cada pequena luta é um passo à frente
Na vida, a paciência não é a arte de esperar, mas sim a capacidade de manter uma atitude positiva enquanto se batalha duramente, se atravessam circunstâncias duras e difíceis, até conseguir o objetivo. E é a motivação que faz dar pequenos passos para que as grandes coisas sejam possíveis, ultrapassando fracassos, cansaços, atitudes hostis de outros, e coisas semelhantes.

6. A negatividade das outras pessoas não é problema nosso
A maneira de perseverar no entusiasmo é manter-se focado nos objetivos a atingir, nas capacidades pessoais e na entreajuda. Quando outras pessoas nos tratarem mal, nos quiserem condicionar com a sua amargura, ou quando nos quiserem prejudicar ou descartar, continuaremos a ser nós mesmos. Se acreditamos naquilo que nos faz excelentes, não teremos medo de aplicar-nos no que nos leva para um futuro melhor

7. Há bênçãos escondidas em todas as lutas que enfrentamos
Pela fé, sabemos que Deus «está ao comando da nossa existência». Podemos não entender o quê nem o porquê, mas, nessa relação pessoal com Deus, podemos viver conscientes do momento e desfrutar da vida como ela se desenrola. Muitas vezes, iremos dizer que não estamos exatamente onde queríamos estar, mas só precisamos de saber que estamos onde Deus nos vê, nos acompanha e nos apela para que estejamos onde Ele quer que estejamos.
Nesses momentos, é importante a oração, o diálogo com Deus, para decidir pelo bem maior em todas as circunstâncias, e então fazer as perguntas: O quê? Porquê? Como? Quando? Com quem?

8. Nem sempre não dar o que era esperado será sinal de falta de amor
Se alguém nos diz não, isso pode ferir-nos, pode parecer rejeição; se não nos dá o que esperávamos que nos desse, pode parecer indiferença. Todavia, pode significar simplesmente que essa pessoa não é capaz de dar o que lhe estamos a pedir. O que importa, contudo, é nunca esquecer que cada pessoa é merecedora de ser atendida.

9 . A melhor coisa que se pode fazer é seguir em frente
Não tenhamos medo de amar, perdoar, dar, acompanhar, levantar… de novo, e de novo, e de novo… Tenhamos coragem; sejamos fortes quando as coisas ficarem difíceis; lembremo-nos que somos herdeiros de todos quantos nos precederam e teremos de deixar motivos para que os nossos herdeiros se orgulhem de nós.

Comentários