Responder à vocação é escolher o presente que queremos ser para os outros


A minha vida – e a vida de cada um de nós – é um presente e, ao mesmo tempo, uma oportunidade e um desafio.

O DOM MAIS EXCELENTE que recebemos de Deus é a vida.
São Paulo, o grande apaixonado pela vida e pelo bem dos seres humanos, anunciou clara e inequivocamente que o Senhor nos amou ainda antes de ter feito este mundo: «Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Ele nos escolheu nele antes da criação do mundo» (Carta aos habitantes de Éfeso, capítulo 1, versículo 3, ou seja Ef 1, 3).

O UNIVERSO É BELO e ordenado.
«Cosmos» quer dizer belo. Contudo, por si só, o Universo não sabe que existe; não tem alma, inteligência, vontade e consciência. O Universo não pode reconhecer o seu Criador, mas nós, os seres humanos, sim podemos. E é por intermédio das pessoas que as plantas silenciosas e os animais domésticos e selvagens dão glória ao Criador.
O Universo foi criado para o encanto da humanidade e para o louvor e glória de Deus.

SOMOS AMIGOS DE DEUS e não fruto do acaso ou das leis da Natureza. Isto é, antes de criar o primeiro átomo de hidrogénio, há milhares de milhões de anos, Deus amou cada um de nós. Antes de sermos filhos de nossos pais, já éramos filhos amados de Deus.

CADA UM DE NÓS tem um lugar e uma importância única neste mundo. Cada um tem uma missão a cumprir. Não nos podemos sentir ou comportar como escravos. Cada ser humano, por mais sofredor que seja, sintetiza no seu ser toda a «explosão» de vida presente no universo criado.
Quando fomos gerados, de todos aqueles milhões de espermatozóides do nosso pai, apenas um fecundou o óvulo da nossa mãe: daí surgiu a tua vida, a vida de cada ser humano. Logo, cada um de nós é único.
O Criador não aceita repetir as Suas obras.

EM CADA SER HUMANO o Criador colocou os Seus dons, a Sua beleza, o Seu amor. A nossa vocação neste mundo é sermos úteis uns aos outros. Viemos ao mundo para vivermos e nos realizarmos na abertura e comunhão com toda a criação. Para alcançarmos a plenitude de vida neste chamamento do Criador, nós devemos comprometer-nos numa actividade própria conforme as nossas aptidões: esta é a nossa vocação.

SER, eis a grande escolha da vida.
O nosso mundo necessita de crianças, adolescentes e jovens audaciosos e destemidos. Que sejam capazes de olhar para a vida e optar com olhos de criatividade e responsabilidade. Olhos da verdade, do bem, da justiça e da beleza: o apreço pela Natureza que nos acolhe, nos alimenta e nos oferece o espaço e as oportunidades para nos ultrapassarmos e para nos realizarmos como seres que se constroem numa abertura pessoal e radical ao mundo.

O PRIMEIRO CHAMAMENTO DE DEUS é para vivermos bem a nossa vida.
Cada minuto das nossas vidas é um convite a desenvolvermos os talentos que Deus nos deu. Esta vida é uma oportunidade para nos colocarmos ao serviço uns dos outros.
O egoísta desperdiça a sua vida. Ao concentrar-se somente em si mesmo, fecha-se aos apelos do outro.
Ao olhar à minha volta, porém, eu abro-me aos horizontes infinitos e às possibilidades incontáveis de realização pessoal no serviço.

O SEGREDO é optar consciente e livremente por viver intensamente o presente. Ou seja, jamais aceitar desvalorizar a sua vida ou deixar-se sufocar pela baixa estima de si mesmo.
Como filho ou filha muito amado de Deus, eu e tu somos cidadãos do infinito. O Universo pertence-nos e a vida em plenitude em comunhão plena com o Criador é a grande promessa de amor.

Abel Dias, professor de EMRC

Comentários