Vida Fraternitas: Faleceu Abílio Cardoso




Faleceu o ABÍLIO TAVARES CARDOSO
21-06-1932  —  31-03-2020



A Direcção da Fraternitas Movimento lamenta ter de informar o falecimento, em Lisboa onde residia, do seu associado Abílio Tavares Cardoso, casado com Maria da Luz Garcia Gil Conde Tavares Cardoso.
O funeral, com cremação, terá lugar amanhã, dia 3 de Abril, às 10:00h, em Lisboa, sendo depositadas as suas cinzas em Azueira (Mafra), em jazigo de família da esposa, dadas as atuais circunstâncias de emergência nacional.
O Abílio Cardoso era natural de Lisboa (Santa Isabel), onde nasceu em 21 de Junho de 1932. Foi ordenado presbítero em 29 de Junho de 1955 em Lisboa, sendo-lhe cometidos diversos encargos no patriarcado, entre os mais, o de reitor do Seminário dos Olivais. Dispensado do ministério presbiteral em 1968, enveredou pelo ensino, tendo-se jubilado como professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Universidade de Lisboa). Constituiu família casando com Maria da Luz Garcia Gil Conde Tavares Cardoso, em 1978.
Residia atualmente em Lisboa, na freguesia de Santa Maria dos Olivais.
De fino trato, muito sóbrio e discreto, esteve sempre na linha da frente na defesa de uma visão aberta e plural da Igreja, livre e independente do poder político, lutando também contra a opressão castradora do regime vigente antes do 25 de Abril, tendo chegado a ser preso pela PIDE.
Oportunamente, realizar-se-á celebração fúnebre de que se dará notícia.
Orando por ele ao Senhor da Vida para que o receba na Sua Glória, damos igualmente graças por este Seu filho tão dedicado e servidor.


                                                                          A Direcção da Fraternitas Movimento

Comentários