«O que é a vocação?» Esta é uma pergunta que talvez já fizeste e, provavelmente, não consegues compreender totalmente. Vejamos: a palavra «vocação» significa «chamamento». Todos têm vocação ou são chamados por Deus para algo? Claro que sim! Infelizmente, a maioria das pessoas não consegue descobrir a sua ao longo da vida, e morrem sem ter descoberto o plano de Deus para a sua vida.
A Palavra de Deus interpela-nos ao recordar que todos temos uma vocação em comum: ser santos como Deus, nosso Criador, o é (1 Pe 1, 16). Apesar disso, existem vocações particulares às que Deus chama cada pessoa. Estas são como pequenos jardins. E é nestes que Ele deseja que tu possas florescer.
Então, a vocação o que é? É o jardim que Deus planeou a fim de que cada pessoa possa ser feliz, plena e santa.
Não obstante, em muitos dos casos, a família… a tua família, pode influenciar bem ou mal. E em muitas situações, os próprios pais são o primeiro obstáculo que impede a pessoa de realizar-se e identificar o projeto de Deus para ela. Porquê? Porque, às vezes, alguns pais preferem antepor os próprios gostos aos planos de Deus. «Eu desejo que os meus filhos sejam médico ou advogado, empresária ou professora, ou…» Outros, veem nos filhos uma espécie de seguro de vida para o futuro: «Quem vai cuidar de mim quando envelhecer?»
Ora, tens duas opções: deixas que os outros decidam por ti e vives sem a felicidade, ou então, bem melhor, deixas que o Senhor te mostre o seu plano – o jardim – para ti e encontras a felicidade. Tu decides. Sê o dono do teu próprio destino. Sê como Maria Santíssima. Ela disse «sim» ao Anjo e foi a Mãe de Deus.
P.e Emmanuelle Cueto Ramos, Família Missionária Apóstolos da Palavra (fmap)

Fantástico, obrigada!
ResponderEliminar