Oração para o Domingo de Pentecostes

Palavra de Deus
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, veio Jesus, colocou-Se no meio dos discípulos e disse-lhes: «A paz esteja convosco.»
Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor.
Disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós.»

Oração
Senhor Jesus,
o meu viver é inquieto, descontente, incompleto, desejoso de mais e mais alegria e sentido. E isso é bom, porque são saudades da tua plenitude, à qual nos chamas.

Senhor Jesus, por vezes o meu viver é medíocre, desanimado, triste, só, desiludido ou desorientado. É uma espécie de trevas, de "entardecer", como o dos teus apóstolos, e, por isso, estou de “portas fechadas”, na defesa… como eles.

Senhor Jesus, vem! Vem derrubar as minhas muralhas.
Visita-Me com a força e a luz da Ressurreição!
Concede-me o dom do Teu Espírito que tudo renova!

Senhor Jesus, és a minha paz, único refúgio e minha salvação; minha fortaleza e minha segurança! Só em Ti encontro a paz que procuro, a vida que sonho, o amor que me enche!

Contigo alivio o meu coração. Em Ti descansa a minha mente. Tu és o meu Deus, minha paz e minha segurança. Confio em Ti!

As tuas mãos, pés e coração trespassados são memória da tua entrega, do amor total manifestado na cruz.
São, igualmente, um apelo para a minha entrega junto com os teus discípulos, e fundamento da nossa missão como Igreja.

A nossa missão é fazer brotar no nosso próximo a alegria pelo reconhecimento de que estás vivo e dás sentido e resposta aos acontecimentos e às nossas experiências vividas.

Tantas vezes não Te reconheço, porque procuro outro Messias e não o Cordeiro Pascal. Mas só o caminho pascal, marcado pelos sinais do amor e doação, é fonte de Vida!

Somos cristãos, somos teus discípulos... Também eu estou entre os teus enviados.

A minha resposta deve ser de acolhimento, adesão, confiança e abandono às surpresas e iniciativas do teu Pai e nosso Pai e do Teu Espírito Santo.

É o próprio Deus que me move. É o Espírito que me inquieta, ilumina, fortalece e orienta. E, em Ti, por Ti e Contigo, tudo posso!

O mesmo Espírito Santo dado aos Apóstolos, foi-me oferecido no meu Baptismo e, de modo especial, na Confirmação. Veio sobre mim, habita-me com os seus dons de sabedoria, inteligência, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus; de alegria, paz, justiça, benignidade, mansidão

Prontifico-me a responder com a minha vida ao Teu mandato, Senhor Jesus. Prontifico-me a testemunhar no mundo a vida que vós, família divina, querem oferecer a toda a família humana.

Ir. Maria das Dores, fma

Comentários