Os aromas do bom humor - Quando a Natureza promove o bem-estar e a felicidade


“Uma rosa não precisa falar, ela simplesmente espalha sua fragrância” (Mahatma Gandhi)



A memória olfativa evoca lembranças antigas. No feto, o nervo olfativo é formado na sétima semana de gestação e o cheiro da mãe – que já é reconhecido logo após o nascimento – , pode ser considerado nossa primeira memória olfativa.

Os aromas da natureza podem remeter-nos para a mãe Terra. E algumas fragrâncias têm o poder de despertar em nós alegria, bem-estar e o mais puro estado de paz interior.

Flor de limão
O perfume das flores de limão é doce e marcante, e por isso mesmo é valioso para aqueles que têm de lidar com longas horas de estudo ou de trabalho mental.  O aroma da flor de limão contribui para a concentração e estimula a energia, além de acalmar a ansiedade e agitação. Graças a ação sedativa, o aroma cítrico ajuda a acalmar os temores e melhora a instabilidade emocional, fortalecendo a confiança e criatividade.

Hortelã
Por ser um tónico natural, a hortelã é ideal para espantar a fadiga. Deixar um vasinho com a planta no peitoril da janela e em momentos de fadiga esfregar nas mãos um raminho e aspire fará com que o seu perfume inebriante nos contagie de energia. De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa Cerebral e Centro de Pesquisa de Nutrição pertencente à Universidade de Northumbria, esta planta medicinal  é capaz de reativar a memória estimulando  a regeneração celular e auxiliando a velocidade do desempenho cognitivo. Também se pode usar a hortelã em infusão como em alimentos e bebidas, e o seu aroma fresco será sempre um impulsionador de energia.

Gardénia
Originária da China, a gardénia é uma flor que se destaca pelas suas flores brancas que exalam um perfume doce e penetrante. O perfume da gardênia dissemina no ambiente uma sensação de paz e de tranquilidade. Ter em casa um vaso com a planta é deixar-se inebriar pelo seu perfume.

Lavanda
Conhecida por séculos, a lavanda com a sua cor intensa evoca os campos azuis e roxos da Provance.  O óleo essencial desta flor, quando usado na forma de incenso ou friccionado sobre a pele, combate a ansiedade e induz a um estado de paz e de relaxamento. O perfume da lavanda proporciona uma sensação de calma e de bem-estar físico e psíquico.

Jasmim
Doce e capaz de despertar sentimentos positivos, o jasmim também é valioso para o bem-estar. Esta planta com flor perfumada estimula a produção da endorfina, a hormona considerada um analgésico natural que aumenta o bem-estar e diminui o stress.

Crisântemo
O crisântemo, uma flor muito bela e de cores vivas, também auxilia na diminuição dos níveis de preocupação e stress. Geralmente é tomado como chá, ajudando a relaxar o corpo e a aumentar o metabolismo. Também é uma excelente fonte de vitamina C, sendo ideal para despertar o sistema imunitário e para tratar de tosse e constipações.

Gerbera
A gerbera é outra flor lindíssima, pertencente à família das margaridas. As suas pétalas repletas de cores inspiram sensações de calma no corpo e dão vivacidade a qualquer sala. São capazes de remover benzeno do ar, um composto químico tóxico encontrado em tintas. Pelo facto de aumentarem os níveis de oxigénio durante a noite, contribuem para dormir melhor.

Bonsai
O bonsai é uma espécie de árvore em miniatura que cresce em vasos pouco profundos. Olhar para um bonsai devidamente cuidado é um exercício bastante meditativo, parecido à observação de arte! Além de ser maravilhoso apreciar as linhas e fissuras do seu tronco, assim como os ramos e folhas em miniatura, é também bastante relaxante podar esta miniárvore. É um excelente passatempo para quem quer sentir-se mais calmo!

Manjericão-santo
O manjericão-santo, uma planta sagrada para os hindus, tem folhas verde-acinzentadas alongadas. O seu cheiro doce e refrescante e as suas flores cor de lavanda são muito agradáveis, apelando de forma agradável aos sentidos. É conhecido por reduzir o stress e promover claridade mental. Pode ser mastigado ou utilizado em bebidas.

Fontes: donnamoderna e revista Audácia

Comentários