Sinais de vocação para a vida consagrada


1. Desejo de uma vida de pureza
Será que só se pode viver em pureza na vida consagrada? Não! E, no entanto, muitas jovens experimentam a vaidade e a sedução deste mundo e perguntam: «Isto é tudo na vida?»
A vida consagrada não é uma saída para quem diz «ninguém me quer, por isso vou para religioso(a)», mas é uma escolha livre que nasce de um desejo de ser puro(a) apenas para Deus, por amor.

2. A experiência das vaidades deste mundo
Talvez tenhas experimentado um forte desejo de consagrar-te a Cristo de forma mais íntima, pela observância dos conselhos evangélicos: castidade, pobreza e obediência. De facto, há vezes em que amar uma só pessoa e com ela constituir família, ter muitos bens ou pensar e agir sozinho não satisfaz os anseios pessoais mais profundos. Então, provavelmente, Deus está a chamar-te para seres consagrado(a), e viver para amar generosa, incondicional e ilimitadamente. Os casados também servem a Deus através do próximo, mas será sempre de forma limitada, uma vez que terão de preocupar-se em primeiro lugar com a família.

3. O exemplo de um(a) consagrado(a)
Tu talvez já te tenhas imaginado como missionário(a) consagrado(a) mais profundamente ao apostolado ou à oração. Por certo, alguma boa religiosa ou um bom consagrado tiveram impacto na tua vida. Muitas vocações despertam assim.

P.e Emmanuelle Cueto Ramos, Família Missionária Apóstolos da Palavra (fmap)

Comentários