Centro Ephraim Bueno coloca Figueira de Castelo Rodrigo na rota do turismo judaico

O Centro Interpretativo Ephraim Bueno, em Figueira de Castelo Rodrigo, coloca aquele concelho do distrito da Guarda na rota do turismo judaico, disse à agência Lusa o presidente do município.

Segundo Paulo Langrouva, o centro interpretativo que tem o nome de Ephraim Bueno (1599 – 1665), um judeu da terra que foi médico, físico e astrónomo, e que teve um percurso profissional “muito importante” na Holanda, é um “investimento importante” para a dinamização do turismo judaico concelhio.

“Estamos a dar ênfase a um projeto ligado ao roteiro judaico que queremos instituir, porque há vários vestígios dispersos pelo concelho e queremos potenciar o turismo judaico”, disse o responsável, à agência Lusa.

De acordo com Paulo Langrouva, existe património judaico no centro histórico de Figueira de Castelo Rodrigo, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e em localidades como Mata de Lobos e Algodres, entre outros locais.

O novo Centro Interpretativo Ephraim Bueno “será a peça principal do roteiro” que o município pretende estabelecer em torno da temática da herança judaica.

O espaço, que tem uma pequena área para funcionar como sinagoga e várias salas expositivas, apresenta ao público, entre outros artigos e peças, a réplica de um quadro de Ephraim Bueno, pintado por Rembrandt (o original encontra-se num museu da Holanda), e a árvore genealógica da família daquele médico judeu.

Fonte: LUSA e ler noticia aqui: https://beira.pt/portal/noticias/centro-ephraim-bueno-coloca-figueira-de-castelo-rodrigo-na-rota-do-turismo-judaico/

Comentários