Antes de poderes fazer a diferença na vida dos outros, tens de fazer progressos em ti. Melhora a tua personalidade, o teu carácter, desenvolve as tuas habilidades, torna-te profissional, competente e merecedor de confiança.
2. Transforma os instintos em emoções
Ganância, impaciência, raiva, ciúme, vaidade e outros instintos associados ao egoísmo, ao orgulho, à afirmação pessoal... estão entre os muitos venenos emocionais e mentais que existem em todo e qualquer ser humano.
Encontra maneiras de transformar a ganância em generosidade, a impaciência em persistência, a raiva em aceitação, o ciúme na celebração dos outros e a vaidade em sabedoria.
3. Cria o hábito de respeitar
Dá o teu melhor para tratar os outros com respeito, porque cada pessoa e cada ser vivo tem a sua própria história. É importante, elegante e inteligente ser-se cordial.
4. Pensa nos outros
Faz tudo o que puderes para seres útil aos outros.
5. Sê gentil
Não há maneira mais rápida de causar impacto nos outros do que ser gentil. E pode-se ser gentil no trabalho, no convívio, na oração, na filantropia... em tudo o que se fizer.
6. Procura o bem
Reconheça o bem dentro do que acontece, nos outros e dentro de ti. E quando não conseguires vislumbrar o bem, labuta para seres a pessoa melhor. Pensa que «o que acontece de ruim na vida é para melhorar» (Professor Pancrácio, em "Eta Mundo Bom"
7. Oferece tempo
A coisa mais valiosa que podes dar a ti e aos outros é tempo. Um dos grandes presentes que podes dar-te é aquela hora de reflexão e/ou oração diária. Também quando sentes o peso das preocupações ou percebes que alguém está sob stress, reserva uns minutos para ti ou para quem precisa de auxílio. Deste modo, podes contribuir para provocar as mudanças necessárias.
8. Coloca o coração em tudo o que é importante
Está presente nos momentos que são significativos para outras pessoas. Não basta falar, nem enviar mensagens. Quando apareces, mostras que essa(s) pessoa(s) é(são) impostante(s) e fazes com que se sintam queridas, amadas, seguras, valorizadas, incluídas e consideradas.
9. Sorri
Um sorriso ilumina toda a sua aura pessoal. Um sorriso, como um bocejo, é contagioso. Sorrir. Há muito pelo que agradecer e feliz. As pessoas serão atraídas para você e sua energia quando você sorrir. Sorrir, especialmente nos seus dias ruins, é importante. A vida é desafiadora, mas o sofrimento também tem um propósito positivo. Ensina a resiliência. Seu sorriso tem o poder de mudar o seu dia e o dia dos outros.
10. Envolve-te
Quem se limita a observar não intervém na História. Faz o que puderes para influenciar positivamente os outros com a tua participação entusiasmada.
11. Agradece
Agradece a todos e a tudo o que te ajuda a crescer em bem-estar, sabedoria, paz e justiça. E com a tua linguagem de gratidão mostras aos outros que há bênçãos dia a dia, umas recebidas e outras proporcionadas.
12. Fala de quem te inspira
Sendo crente, estás numa relação pessoal com Deus e vives a religião em comunidade. A Palavra de Deus é a tua inspiração para viver. Vivendo inspirado por Deus, o teu viver torna-se inspirador, e os outros vão querer ouvir de ti as razões da tua bondade, alegria, resiliência, amor incondicional e sem limites. Isso é evangelizar - isto é, anunciar a boa notícia da acção de Deus em ti e em favor dos demais.

Comentários
Enviar um comentário