Um amor companheiro é aquele que aprende a ir à frente e a deixar-se conduzir, a sugerir e a ceder a opinião, a estar presente em situações que não são as suas prediletas (mas que podem até vir a tornar-se), por respeito e carinho. e a viver plenamente as situações muito queridas. O companheirismo leva à cumplicidade, fazendo o casal entender-se com um simples gesto ou olhar. Admirar e defender-se mutuamente também faz parte.
Liberdade
Casamento não é prisão. Permaneçam livres e independentes. Não percam a sua personalidade. Ceder às vezes, sim. Mas anular-se, nunca! Queiram muito e com paixão a gestão da casa, a educação dos filhos, a proximidade com familiares e, em particular, com os afilhados (se os houver), as suas profissões, os amigos. Descubram como conciliar isso com a vida a dois.
Autoestima
Cuidem-se sempre. O primeiro segredo para ser amado (e continuar a sê-lo) é amar-se. Após o casamento, junto como a rotina, filhos, etc., muitas vezes vem o descuido pessoal. Não deixem de cuidar da saúde, da higiene e da beleza. Um cabelo diferente, uma roupa nova, um hábito saudável, podem fazer milagres em si mesmos e nos outros.
Respeito
Sejam tolerantes com as falhas do outro, aprendam a aceitar as diferenças e características de quem amam. Cada um tem as suas. Descubram como superar-se e evoluir juntos. Respeitar as escolhas do outro também é fundamental, às vezes as pessoas precisam de aprender com os próprios erros. E lembrem-se que, quando acaba o respeito mútuo, o relacionamento fica cada vez mais difícil.
Diálogo
Aceitar os defeitos e as falhas não significa guardar ressentimentos e mágoas. Falem do que estão a sentir de forma clara e gentil, não em tom de crítica. Reservem tempo na relação para expressar os seus sentimentos e, também, ouvir-se mutuamente. Não basta esperar a oportunidade, é preciso preparar o clima, abrir espaço para a conversa. A infelicidade é irmã do isolamento e so silêncio.
Espiritualidade
O casamento é uma viagem em conjunto, para a qual se é convidado pelo sentimento sublime do amor. O amor e tão surpreendente e tão desafiante, que ninguém é capaz de produzir momentos felizes para sempre, nem ter a solução à mão para qualquer problema. O Amor que tudo move é Deus. Quando se sentirem alegres, ou quando se sentirem agitado e com a cabeça muito confusa por causa de problemas, conversem com Deus, e agradeçam-Lhe o entusiasmo, disponibilizem-se para fazer crescer esse entusiamo, e exponhonam-lhe os problemas, para encontrarem juntos uma solução.
Mudança
Enfrentem a rotina, mudem a forma de fazer as coisas do dia a dia, acrescentem novidades, por menores que sejam. Um ingrediente diferente pode mudar completamente o sabor de um prato comum.
Surpresa
Experimentem coisas novas, novos lugares, novas atividades, novos círculos de amizade, quem sabe até uma renovação de votos do casamento. Aprendam coisas diferentes, juntos ou individualmente. Presentes e mimos fora das datas especiais também são bem vindos!
Elogio
Cultivem uma atitude positiva. No lugar da crítica, um elogio. No lugar da reclamação ou do sarcasmo, uma brincadeira descontraída. Lembrem-se dos motivos que os levaram ao altar.
Toque
Mantenham o contacto físico. Um toque, um carinho, um abraço, são vitais para garantir a troca de bons desejos e sentimentos e manter o clima de romance e a sensação de “presença emocional”.
Intimidade
Além do carinho, a vida sexual também precisa de cuidados para não cair na mesmice. A falta de sexo pode ser tão prejudicial ao relacionamento quanto uma rotina sexual sem novidades. E trazer o novo para os momentos de intimidade é tarefa dos dois!

Comentários
Enviar um comentário