Peregrinação de Advento - primeiro domingo: Peço a capacidade de reconhecer


EVANGELHO: Marcos 13, 33-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!"

 

Um presente para pedir a Deus

No dia em que começo este caminho do Advento, peço a Deus o dom de ser capaz de reconhecer as múltiplas formas pelas quais Ele estará comigo nas próximas semanas.

 

Uma reflexão para o caminho

«Uma viagem de mil quilómetros começa com um simples passo». Esta frase, atribuída ao filósofo chinês Lao-tzu, nascido 600 anos antes de Cristo, pode servir de encorajamento para começar este caminho do Advento.

As viagens começam muitas vezes com incertezas. Tenho a certeza de que conheço o mapa para o meu destino? Esqueci-me de trazer alguma coisa de que vou precisar? Estou a sair demasiado cedo ou demasiado tarde?

Há alguma coisa em sair de casa, fechar a porta e dar esses primeiros passos que tem o poder de dominar muitos dos medos. Agora estou pronto para enfrentar quem e o que me acontecer, dia a dia, sem gastar muito tempo a olhar para trás ou para a frente.

Consigo lembrar-me de alguma circunstância em que comecei um viagem de futuro incerto? Por exemplo, mudar de casa, começar um novo trabalho, iniciar uma nova relação ou uma nova fase da vida. Como me senti? Quais foram as minhas esperanças e os meus medos? Vislumbro atualmente a possibilidade de novas viagens?

 

Uma passagem bíblica para o caminho

Maria foi visitada pelo anjo Gabriel, que lhe diz que vai dar à luz o Filho de Deus. O mensageiro comunica-lhe também que a prima, Isabel, apesar de muito velha para ter filhos, está no sexto mês da gravidez. Então Maria decide empreender uma viagem longa e potencialmente perigosa para ver Isabel e oferecer-lhe apoio.

«Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.» (Lucas 1, 39-40)

No momento em que começo a minha viagem através das semanas do Advento, medito em Maria. O que a terá motivado a sair? O que é que poderia ter passado pela sua cabeça e pelo seu coração ao longo do caminho? Reservo algum tempo para dizer a Deus tudo o que vejo e experimento.

 

Palavras para a viagem

Senhor, sair pode ser difícil.

Por muitos motivos preferia ficar onde estou,

num lugar e com pessoas que conheço,

confortavelmente instalado nos meus hábitos familiares.

Ajuda-me a dar estes primeiros passos na estrada,

na esperança de te reconhecer ao longo do caminho.

Comentários