24 Uma história de NATAL - Porque estão os Magos de joelhos?


Ela faz anos no Natal. Gosta de receber presentes, mas o que a atrai mais são as figuras do presépio. E um dia perguntou aos pais: «Porque é que os Magos estão de joelhos?”
 
Ela fazia 8 anos. Nasceu a 26 de Dezembro, e, mais uma vez, tinha prendas a dobrar.
Mas aquilo de que ela gostava mesmo era de ajudar os pais a fazer o presépio, a colocar as figuras. E, no presépio deles, havia muitas figuras, as tradicionais e outras que a imaginação e o contexto dos tempos atuais impunham, tipo cantores, estrelas de cinema, clérigos, bispos, o Papa, e até políticos...
Eles lá sabiam o porquê.
Os reis magos, sim, os reis magos, eram os mais adaptados: um era o Papa, outro era um politico e outro – surpresa - tinha as feições do pai.
Ela, um desses dias, olhando para as figuras originais dos reis magos, que não iam montados nos camelos, mas dois estavam de joelhos e um permanecia em pé, caminhando, perguntou aos pais:
– Porque é que os reis magos estavam de joelhos?
A mãe respondeu:
– Porque foram ao presépio para adorar o Menino Jesus.
Ela já tinha ouvido dizer que os reis eram pessoas importantes. Ouviu-o nas histórias que a mãe lhe contava. Por isso, mostrou-se perplexa:
– Mas, se eram reis, porque estão de joelhos diante de um bebé?
O pai retorquiu, docemente:
– Bem... Dizemos que eles eram reis, mas, na verdade, não eram. Eram pessoas importantes, sim. Eram estudiosos. Conheciam as estrelas do céu e interpretavam a mensagem que se dizia que os astros tinham. Foi a olhar o céu que descobriram uma estrela nova e concluíram que ia nascer um menino muito importante, um rei.
E a mãe explicou de outro modo:
– Quando tu nasceste, eu e o teu pai passávamos horas a olhar para ti, muitas vezes de joelhos. Sabes porquê? Porque tu eras a coisinha mais importante para mim e para o teu pai.
– Então, os magos ajoelharam-se diante de Jesus porque ele era muito importante para eles?
– Foi. Mas quer dizer ainda mais coisas. Quando os magos se ajoelharam diante de Jesus tinham a certeza de que aquele menino era instrumento de Deus, presença de Deus. Por isso adoraram-no. É isso o que significa adorar.
O pai prosseguiu:
– É por isso que, quando vamos à igreja, nos ajoelhamos: porque estamos na presença de Deus. E olhamos para Ele com muito carinho, com muita ternura. Dizemos-Lhe palavras doces, falamos-Lhe da nossa vida.
E a mãe continuou a ensinar a Mariana:
– Os magos fizeram uma grande viagem só para se encontrarem com Jesus, porque sabiam que o Menino trazia alegria, paz. Eles, que partiram de um país estrangeiro, sabiam que aquele menino fazia com que todas as pessoas, todos os povos se tratassem por irmãos.
E o pai acrescentou:
– Isto quer dizer que ajoelhar-se e adorar também significa servir, ajudar os outros. Mais tarde, quando Jesus tinha 30 anos, também Ele se pôs de joelhos. Antes de comerem a que foi a última ceia, Jesus lavou os pés aos discípulos. E, para isso, ajoelhou-Se diante deles. Ora, os discípulos não eram mais importantes do que Jesus, mas como Ele queria servi-los com todo o coração, tomou essa posição. Jesus gostava tanto deles que, para manifestar esse amor, dispôs-Se a fazer de tudo, até a ajoelhar-se diante deles, para os aliviar do peso do dia, lavando-lhes os pés.
E a mãe concluiu:
– Ou seja, os magos prostraram-se diante de Jesus porque O reconheciam como muito importante, porque enviado por Deus, porque era Deus mesmo. E eles viram Deus naquele bebé pobre, nascido de uma família humilde. E o mais bonito de tudo é que reconheceram Deus onde ninguém suspeitava que Ele estivesse. Depois, Jesus, ao lavar os pés aos discípulos, mostrou que Deus pode ser aquilo que não imaginamos que podia ser: aquele que serve.
Mas o pai ainda acrescentou:
– Por isso nós também nos ajoelhamos para ajudar a avó quando quer trocar de sapatos, ou não é capaz de apanhar alguma coisa. Aprendemos com Jesus a servir o próximo.

Comentários