Peregrinação de Advento – segunda semana, terça-feira: Ter os Magos como companheiros


Um presente para pedir a Deus
Peço para poder ter alguma da vigilância e determinação mostrada pelos magos quando viajaram ao longo dos caminhos até Belém.
 
Uma reflexão para o caminho
É apenas no Evangelho segundo Mateus que encontro a narração da errância dos magos, que nunca são chamados reis. Os magos são sábios, mais próximos dos astrólogos contemporâneos do que líderes nacionais. Seguiam sinais que, na sua cultura, são encontrados ao perscrutar os céus. A mensagem que leram nesses sinais – e eu sei que Deus fala por meio daquilo que eu posso entender – levou-os a uma viagem, em que a única certeza era que, mantendo-se alerta ao sinal da estrela no Céu, e seguindo-o de perto, encontrariam o Menino, prestar-lhe-iam homenagem e apresentar-lhe-iam os presentes.
Se pensar na minha vida como uma viagem em que espero encontrar Cristo, não apenas ao chegar ao destino, mas dia a dia, ao longo do caminho, os magos poderão ser companheiros e modelos proveitosos.
Considero a atenção cuidadosa que eles deram aos sinais que os conduziram adiante; a sua determinação para continuar, apesar das fadigas com que se defrontaram; e a alegria que sentiram quando, por fim, encontraram Jesus. Talvez queira hoje meditar, na oração, como essas características são, ou podem ser, uma parte da minha peregrinação neste Advento.
 
Uma passagem bíblica para o caminho
O único incidente que o Evangelho descreve sobre a viagem dos magos para Belém é o seu encontro com o fingido rei Herodes. Mas tudo se encaminha para a alegria incontida ao atingirem o objetivo: «Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no» (Mateus 2, 10-11).
Os magos sentiram-se felizes quando completaram o seu propósito. Quando olho para a minha vida no seguimento de Cristo, consigo distinguir uma experiência similar quando executei bem uma tarefa difícil e conheci a satisfação que essa consciência ofereceu?
 
Palavras para a viagem
Senhor Jesus Cristo, Sábio dos sábios,
que as orações dos magos
me apoiem na minha viagem,
me fortaleçam na estrada,
e me conduzam a partilhar a sua alegria
quando eu te encontrar.
 
Fonte: P.e Paul Nicholson, SJ, An Advent pilgrimage, KM Publishing

Comentários