Os 10 segredos das pessoas com força de vontade

A força de vontade (determinação) é uma habilidade que pode ser aprendida. 
Reflexões nas áreas da psicologia, da neurociência e da espiritualidade, permitem enumerar dez segredos para cultivares um comportamento de força de vontade.

1. Define claramente o que queres
Como sabes se está a conseguir ou a desistir se não sabes que resultado queres alcançar? Define claramente os teus objetivos pessoais, sociais, profissionais, etc.

2. Acredita que podes
Não podes controlar tudo, mas és capaz de orientar os teus comportamentos.
As escolhas que fazes, as opções que tomas, refletem aquilo em que acreditas ser verdade, são sintoma da confiança que colocas nos outros que te podem ajudar e exprimem a confiança em ti mesmo acerca doque podes alcançar. Se acreditas que algo é muito difícil, então será difícil.
A dúvida é mais limitativa do que a ignorância. As pessoas com força de vontade extraordinária sabem que vão conseguir porque acreditam e, então, esforçam-se.

3. Resolve os problemas em vez de desistires
Se não sabes, por ignorância, podes aprender. Se duvidas das tuas capacidades, terás de alimentar o teu amor-próprio. Começar, mudar, ser persistente, é sempre desconfortável; é como ter de vencer um obstáculo. Mas as pessoas com grande força de vontade veem um obstáculo à sua frente e param para descobrir como podem contorná-lo. Com a prática, vais saber como solucionar os problemas de forma criativa e, até, divertida.

4. Assume total responsabilidade
A maneira mais rápida de ficares preso a hábitos pouco saudáveis é culpares as circunstâncias e as pessoas por aquilo que está fora de controle.
As pessoas com força de vontade declaram: “Eu sou responsável pelas minhas ações, oa meus hábitos e a minha vida.»
Em vez de pôres a culpa em alguém, concentra a tua atenção nas tuas decisões para alcançares o êxito.

5. Está disposto a pagar o preço
Quando tememos a dor que a mudança traz, preferimos ficar presos dentro da pequena bolha de conforto dos habituais comportamentos familiares, pensamentos e sentimentos.
As pessoas com força de vontade sabem que vão ter de suportar um certo nível de desconforto para conseguir o que querem.

6. Está em dia com as tuas emoções
As emoções ajudam-nos a navegar pela vida. Como disse Albert Einstein: «O descontentamento é a primeira necessidade do progresso.»
Quando prestas atenção aos teus sentimentos, às tuas necessidades e aos teus desejos, concentras-te em fazer melhorias, em vez de evitar o desconforto.

7. Está aberto a novas possibilidades
Os nossos cérebros são como um filtro: agarram-se às experiências negativas que temos como “experiências de aprendizagem”, e põe de lado as experiências positivas, com a explicação de coincidências.
Quando usas a inteligência, será mais fácil inverter a tendência instintiva do cerebro e concentrar-te em usar tudo para melhorar e evoluir. Às vezes, basta a pausa de segundos ou minutos, uma reflexão, um olhar mais atento, e descobres que a solução está mais perto do que imaginavas. 

8. Ama-te incondicionalmente
É a componente-chave para criarmos relacionamentos construtivos é termos prazer no que estamos a fazer.

9. Concentra-te em virtudes, não na perfeição
O perfecionismo é um jogo que não pode ser vencido. É inevitável cometer erros, porque somos humanos e falhamos.
Quando deixas de lado o perfecionismo e te concentras nos teus talentos e virtudes, és mais capaz de aprender com os erros e de aperfeiçoar aquilo em que és diferente e superior. Foi assim que Deus - o único perfeito, porque é Amor incondicional - te criou e é assim que te quer ver na tua existência: capaz dar o teu melhor em cada momento. 

10. Não julgues os outros de forma negativa
As pessoas com força de vontade olham objetivamente para o êxito das outras pessoas, admiram o seu trabalho duro e têm-nas como inspiração.

Este artigo foi adaptado e acrescenta a vertente cristã ao original, “10 Secrets os People With Extraordinary Willpower” do The Third Metric.

Comentários