Padre Rui Sousa concretizou com vinte anos de antecedência a doutrina que o Papa Francisco delineou na Encíclica Laudato Si'

O presbítero Rui Sousa (à esquerda, foto da página de facebook da Quinta Pedagógica dos Prazeres)
durante 23 anos pároco de Estreito da Calheta e Prazeres (diocese do Funchal, Madeira), concretizou com vinte anos de antecedência a doutrina que o Papa Francisco delineou na sua Encíclica Laudato Si' (24 de Maio de 2015): uma «quinta Laudato Si», um claustro que faz sorrir São Francisco de Assis, um testemunho concretizado de que é possível salvar o Planeta, «a Nossa Casa Comum», tão ameaçado pela loucura da ganância da humanidade.

A Quinta Pedagógica dos Prazeres, demonstra que é possível equilibrar a diversidade da natureza. Plantas, animais e pessoas inalando a mesma brisa que passa e todos em saudável convivência expressando a alegria de que é possível uma convivência conjugada na partilha fraterna da felicidade. O movimento que ali se gera nas tardes de domingo, é bem revelador da importância educacional deste espaço e do quanto isto beneficia toda a economia local da freguesia dos Prazeres, só não vê quem anda cego ou anda a dormir.

Com 56 anos, ordenado padre há trinta, padre pós Concílio Vaticano II, é um bom pastor com os seus paroquianos. Foi enviado para uma paróquia com muita pobreza. Animou as pessoas da paróquia e freguesia para a dinamização da quinta, quase abandonada, para a sua projeção atual como Quinta Pedagógica dos Prazeres.

A sua sensibilidasde e sabedoria, e a sua ação no meio rural, fez congregar vontades para pôr a freguesia dos Prazeres no mapa de Portugal.

Após 23 anos, padre Rui Sousa está de saída da paróquia, e foi substituído pelo padre Roberto Manuel Sé Aguiar.

E a primeira ação do padre Roberto foi renomear a quinta pedagógica: será Quinta Pedagógica dos Prazeres - Padre Rui Sousa

Clicar nos textos a azul para aceder às informações:



Comentários