«Nesta criança, está a coragem e a liberdade das crianças para se aproximarem do Senhor» - um episódio que marcou a catequese do Papa Francisco

Durante a catequese proferida pelo Papa Francisco, Paolo, um menino de 10 anos, subiu tranquilamente as escadas e foi diretamente para a cadeira do papa.
 
Francisco sorria, vendo-o subir.
 
Quando Paolo, que é portador de um atraso cognitivo, chegou junto do Papa Francisco, este apertou-lhe as mãos e fez-lhe uma carícia afetuosa. Depois, perguntou-lhe se queria sentar-se ao lado dele.
 
Desenvolvendo o tema da catequese, o Papa Francisco disse:
«Nesta criança, está a coragem e a liberdade das crianças para se aproximarem do Senhor.
Nestes dias, estamos a falar sobre a liberdade da fé, ouvindo a Carta aos Gálatas. Mas veio-me à mente o que Jesus dizia sobre a espontaneidade e a liberdade das crianças, quando este menino teve a liberdade de se aproximar e de se mover como se estivesse em sua casa.»
 
«Jesus – recordou Francisco – diz-nos: “Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu” (Mt 18, 3). Eu agradeço a esta criança a lição que deu a todos nós: a coragem de se aproximar do Senhor, de estar abertos ao Senhor, de não ter medo do Senhor. Este testemunho veio do seu coração.»

Comentários