Os cristãos começam o novo ano com uma grande festa dedicada a Maria de Nazaré, Mãe de Deus. Acontece oito dias depois do Natal. O objetivo é comemorar a maternidade de Maria. Ao rezar a Maria e com Maria, contemplando também o Menino Jesus, que é Deus feito homem, os cristãos olham para Ela como exemplo da dignidade de todas as mulheres e mães. Ao mesmo tempo, olhando para o Menino Jesus, contemplam cada criança que há no mundo.
Algo assim como este diálogo entre uma criança e a sua mãe, contado pela escritora Elisabete Bárbara:
– Sabes o que eu queria, mãe? Queria que todos os meninos fossem como o Menino Jesus. Queria que o Céu fosse na Terra. O Menino Jesus não tem roupa e não chora com frio. Nenhum menino devia chorar com frio. O Menino Jesus sorri. Nenhum menino devia chorar com fome. Se o Céu fosse na Terra, todos os meninos seriam Meninos Jesus e o Natal seria para todos.
Amar Maria, Mãe de Deus
Eu, quando estive em missão no Peru, certa vez fiquei muito impressionado com um gesto das crianças da catequese. Eu tenho uma tia que é freira. Na altura, ela vivia perto do Santuário de Fátima. As crianças, sabendo disso, solicitaram que lhe pedisse terços para elas. E ela mandou centenas de terços. Então, as crianças puseram o terço ao pescoço, como se fosse um colar. Quis saber porquê. Responderam:
– Assim, lembramo-nos que temos uma Mãe, como Jesus. E sentimos que nos abraça, envolvendo-nos, como faz a nossa mãe. E Jesus, que está na cruz, fica bem perto do nosso coração. Os amigos são para trazer perto do coração, não é?
Naquela tarde, com as crianças peruanas, aprendi a amar a Mãe de Jesus com atitudes muito simples:
- Falar com Ela, como um filho fala com a mãe, que o ama incondicionalmente.
- Começar o dia com Ela, e oferecer tudo o que se fizer a Jesus, por intermédio de Maria. Rezar, por exemplo: «Ó minha Mãe, eu me ofereço a vós. Vos consagro neste dia os meus olhos, ouvidos, boca, coração, todo o meu ser e tudo o que eu fizer.»
- Amá-la. Como qualquer mãe, Ela não se cansa de escutar dos seus filhos que é a melhor de todas.
- Imitá-la nas suas virtudes: humildade, fé, conhecimento da Palavra de Deus e oração constante, entrega a Deus e ao próximo, amabilidade, sabedoria…
- Apresentar Maria a todas as crianças que ainda não a conhecem, para que a amem e se sintam amadas.
Fernando Félix Ferreira, em Audácia
Comentários
Enviar um comentário