«Nunca esqueço as mulheres. Havia de certeza mulheres no presépio», contou Fátima Nina, artista
plástica portuguesa, natural da Covilhã, a um programa da TVI.
Fátima Nina representou Portugal em Itália na Exposição Internacional 100 presépios, organizada pela Rivista delle Nazioni, em 2017.
A sua obra «O nascimento do Menino Jesus», feita com algodão, linho, lã e bordado português, foi galardoada com o prémio de melhor presépio estrangeiro.
A escultura premiada expõe a influência típica dos elementos da tradição têxtil portuguesa e representa a diversidade e acolhimento próprios do espírito português. A artista recriou com grande mestria o espírito natalício, através da elegância e do movimento sinuoso das suas personagens, cores e tecidos utilizados.
A mostra inaugurada a 23 de novembro de 2017 teve o patrocínio do Conselho Pontifício para Cultura e da Conferência Episcopal Italiana e reuniu nessa edição 151 presépios provenientes de todas as regiões de Itália e de 41 países.
As obras de Fatima Nina podem ser apreciadas em facebook.com/fatima.nina/photos e instagram.com/culturas.nina
Exposição «100 presépios» 2021
São 126 presépios, de vários países da Europa, como Alemanha, Hungria, Eslovênia, Eslováquia e Croácia, e do mundo, incluindo Cazaquistão, Peru, Indonésia, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos e outras nações representadas pelas suas respetivas embaixadas na Santa Sé, patentes na quarta edição a Exposição Internacional dos 100 Presépios do Vaticano.
Participam também várias entidades italianas, como a empresa Atac de Roma, que criou um presépio na frente de um autocarro, ou a empresa Il Cioccolato dei Trappisti, que compôs um presépio de 100 quilos inteiramente feito de chocolate; trinta escolas de Lázio, e presépios de paróquias de Roma.
A exposição está patente na Colunata de Bernini na Praça de São Pedro. Foi inaugurada a 5 de dezembro e está aberta até domingo 9 de janeiro de 2022. Informações: https://www.100presepi.it/
Adorável,todos os trabalhos
ResponderEliminarPessoalmente me encanta o trabalho de Fátima Nina.
Parabéns a todos