Deus está connosco: o que significa isto? Como podes «saber» que Deus está contigo?

«Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: "A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’".» (Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus - Mt 1, 22-23)

O Natal está tão desfigurado que, hoje, parece quase impossível ajudar alguém a compreender o mistério que encerra. Talvez haja um caminho, mas tem de o percorrer cada um. E isso consiste em viver uma experiência interior humilde diante de Deus.
 
As grandes experiências da vida são um presente, mas, normalmente, só são vividas por aqueles que estão dispostos a recebê-las. Para viver a experiência do Filho de Deus feito homem, temos de nos preparar por dentro. O evangelista Mateus vem dizer-nos que Jesus, o menino que nasce em Belém, é o único a quem podemos verdadeiramente chamar «Emmanuel», que significa «Deus connosco». Mas o que significa isto? Como podes tu «saber» que Deus está contigo?
 
Tem a coragem de ficar sozinho
Procura um lugar tranquilo e sossegado.
Escuta-te.
Aproxima-te silenciosamente do mais íntimo do teu ser.
 
É fácil que experimentes uma sensação tremenda: que estás só na vida; e o quão longe estão todas as pessoas que te rodeiam e a que te sentes unido pelo amor. Amam-te muito, mas estão fora de ti.
 
Continua em silêncio
Talvez sintas uma estranha impressão: tu vives porque estás enraizado numa imensa e desconhecida rede de antepassados e de circunstâncias da História.
De onde vem a tua vida?
O que há na raiz do teu ser?
Se és capaz de «aguentar» o silêncio um pouco mais, provavelmente começarás a sentir temor e, ao mesmo tempo, paz. Estás perante o mistério final do teu ser. Os crentes chamam-lhe Deus.
 
Abandona-te no colo de Deus – esse mistério – com confiança
Deus parece-te imenso e distante.
Mas, se te abres a Ele, senti-lo-ás perto.
Deus está em ti, sustendo a tua fragilidade e fazendo-te viver. Não é como as pessoas que te amam de fora. Deus está no teu próprio ser.
 
Ninguém está só
Segundo Karl Rahner, «esta experiência do coração é a única com que se pode compreender a mensagem de fé do Natal: Deus tornou-se homem». Nunca mais estarás só. Ninguém está só. Deus está connosco. Agora sabe «algo» sobre o Natal. Pode celebrar, desfrutar e felicitar Podes desfrutar com os teus e ser mais generoso com aqueles que sofrem e vivem tristes. Deus está contigo.
 
José Antonio Pagola, em Grupos de Jesus

Comentários