Decálogo para relações de género corretas e de combate à violência contra as mulheres. Dez mandamentos para homens e mulheres

Numa conferência pastoral realizada em Bressanone, Itália, em setembro de 2021, foi apresentado um
Decálogo para relações de género corretas e de combate à violência contra as mulheres. Dez mandamentos para homens e mulheres.

Um grupo de instituições eclesiásticas e civis desenvolveu uma ajuda útil para refletir, sensibilizar e agir em conjunto com o objetivo de ultrapassar as barreiras mentais, estruturais e pessoais que prejudicam as mulheres.
 
I. Apoio a Igreja, a política e a sociedade a decidir medidas que permitam às mulheres libertarem-se de situações (estruturais) de violência.
 
II. Conheço e nomeio lugares e instituições onde mulheres e homens recebem ajuda e participam em tais iniciativas.
 
III. Comprometo-me a que mulheres e homens – especialmente os que têm filhos – obtenham alívio na esfera privada, especialmente em situações de crise ou de necessidade.
 
IV. Eu contribuo para a criação de espaços seguros para raparigas e mulheres.
 
V. Procuro e divulgo perfis de mulheres fortes, inclusive na Bíblia e na tradição cristã.
 
VI. Intervenho quando são apresentadas imagens redutoras quer de mulheres quer de homens.
 
VII. Rejeito piadas depreciativas ou sexistas.
 
VIII. Digo "não!" à violência verbal e ao discurso do ódio.
 
IX. Sou sensível se mulheres ou homens no meu entorno vivem com medo ou sofrem de exigências excessivas e questiono-os a esse respeito.
 
X. Faço um esforço para perceber o que sente e por que passa a pessoa que conheço e/ou encontro, e respeito os limites que ela estabelece. Um "não!" é sempre um "não!", sem exceções.
 
Em revista Il Segno, Anno 58, de fevereiro a dezembro de 2022

Síntese aqui: reteinterdiocesana

Comentários