Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, é a Mulher que mais bem fez neste mundo e continua a fazer. Qual foi o segredo de Maria?
Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, é a Mulher que mais bem fez neste mundo e continua a fazer. Qual foi o segredo de Maria?
Desde o início do Evangelho que mais fala de Maria, o de São Lucas, vemos Maria deixar o Espírito Santo habitar a sua vida e orientá-la.
Quando Maria dialoga com o anjo e lhe faz perguntas, não é para se esquivar à proposta de Deus sobre a maternidade de Jesus, mas para perceber um bocadinho melhor como será esse mistério.
Então, Ela entende que o mais importante é deixar o Espírito Santo entrar nela, estar aberta ao Espírito. E confiar.
Parece simples. Sabemos que não é.
Maria arrisca-se a perder aquele que seria o seu companheiro: José; arrisca-se até a perder a dignidade e a vida. Mesmo assim confia e diz sim a Deus.
É o Espírito Santo que a guia e a anima, no sentido verdadeiro do termo, que a enche de ânimo, de vida verdadeira. E este ânimo leva-a a dar-se aos outros, a entregar o que de melhor tem, a sua própria presença, o seu amor.
Por isso vai apressadamente a casa da prima Isabel, dá o melhor de si, aquilo que tem, o Deus que a habita, o amor derramado no seu coração! E Isabel fica cheia do Espírito Santo e logo transmite essa alegria ao filho que está no seu seio. Alegria contagiante, amor contagiante, palavras contagiantes, fé contagiante…
Perguntas para mim
Fico a pensar porque não nos contagiamos mais alegria, mais amor? Porque não digo às pessoas de minha casa e das minhas relações como gosto delas, como necessito delas, como me fazem felizes? Porque não sorrio mais? Porque não transmito mais o que vai no meu interior quando recebo a Palavra de Deus? Porque não revelo mais boas notícias que também acontecem todos os dias, mesmo que não saiam nas primeiras páginas dos jornais?
Proponho-me a pensar nisto
Este encontro de Maria com Isabel serviu de lema para a JMJ que acontecerá em Agosto próximo em Lisboa. Deveria também servir de exemplo diário para cada um de nós! Deveria ser um lema para a nossa vida: levar o que de melhor tenho ao outro, pôr-me a caminho, mesmo no meio das minhas dificuldades, pois há alguém que pode estar pior do que eu, alguém que me necessita, a quem eu posso levar ânimo, desde que me deixe primeiro encher de ânimo, desde que me abra ao bom Deus e ao Seu Espírito, que está desejoso de me guiar no amor!
Este texto dá-nos a ideia que Maria foi a pessoa mais feliz da terra. O seu Magnificat revela toda a sua alegria profunda! Não porque não tenha vivido grandes dificuldades e desgostos. Mas porque acreditou em Deus, e deixou-se habitar e guiar por Ele. Porque se sentiu profundamente amada e não ´poupou´ o amor, não o guardou para si, não se acomodou no seu cantinho, na sua vidinha, mas esteve continuamente ao serviço, guardou a Palavra no seu coração, para depois a dar a todos à sua volta.
Oração
Querida Mãe, feliz de Ti que acreditaste! Ensina-nos a acreditar em Deus e a deixarmo-nos guiar pelo Espírito Santo! Dá-nos esse desejo de fazer em primeiro lugar, tudo o que Ele nos disser! De alimentar uma espiral de benevolência, de sermos generosos no amor, na ternura, de não pouparmos gestos de compaixão e de carinho, esforços de reconciliação!
Família Missionária Verbum Dei - https://retirosonline.blogspot.com

Comentários
Enviar um comentário