Itinerário para viver e estar em comunhão em espírito com a JMJ

O Papa Francisco tem apelado para que não fiquemos como espectadores na varanda.

De 30 de julho até dia 6 de agosto, podemos acompanhar e viver a JMJ (mesmo à distância) através de um itinerário da espiritualidade, desenvolvido a partir do Evangelho da Visitação (Lucas 1), que foi a base de todos os eventos, orações e propostas do maior encontro de jovens de todo o mundo com o papa.

Dia 30 de julho: Prepara-te
Este é o dia de chegar, de assentar e de cada peregrino preparar-se para o início da semana. “De onde venho?”, “Com quem venho?” e “Para onde caminho?” são as perguntas que cada um dos participantes deve fazer a si próprio. “Neste dia, começo a entrar no ambiente JMJ. Onde estiver, disponho o coração e reconheço a importância de fazer parte deste grande todo.”

Dia 31 de julho: A Postos
Este é o momento para os Peregrinos abrirem as portas do coração e escutarem o que Deus lhes pede nesta JMJ. “O que me poderá querer Deus dizer nesta semana?”, é o estímulo para todos os jovens. “Hoje escolho abrir as portas do meu coração, com liberdade e prontidão. Dissolvo as barreiras que me impedem de ser verdadeiro para um encontro com Deus e com o próximo.”

Dia 1 de agosto: Parte
“Levantar e começar de novo” é o esperado neste dia. O tão desejado 1 de agosto, que marca o início da JMJ Lisboa 2023, tem “Parte” como a palavra do dia. “Quem sou eu e como venho a esta JMJ? O que trago e o que procuro?” é a provocação para cada um dos jovens que abraça esta grande aventura. “Nestes dias, começo a desenhar o meu caminho aqui – escolho conferências, concertos, teatros, exposições, voluntariado, aquilo que mais me faz mexer.”

Desafio diário: conhecer e descobrir curiosidades de duas pessoas de nacionalidades diferentes.

Dia 2 de agosto: Apressa-te
Este é o momento para os jovens saírem do sofá e da zona de conforto. “Procuro Jesus com pressa?” e “Onde O posso encontrar?” são as perguntas sobre as quais os peregrinos devem refletir. “Hoje participo ativamente naquilo que o dia tem para oferecer. Tomo consciência da presença de Cristo vivo, procuro o que me faz ter pressa e o que me impede de partir mais rápido.”

Desafio diário: apressarmo-nos a encontrar Jesus e a visitá-lo a uma igreja.

Dia 3 de agosto: Alegra-te
Descobrir a alegria de ser cristão é o objetivo deste dia. “Neste dia, penso como se concretiza a Fé na minha vida – que implicações tem? Como muda a minha postura perante o outro? Vivo com alegria.”

Desafio diário: partilhar com alguém o que mais os alegrou ao longo do dia.

Dia 4 de agosto: Acredita
Este dia convoca os jovens a entrar na Fé e não ficar à porta. “Abro as portas a Cristo”, “Deixo-O entrar”. “Tenho medo? De quê?” são questões que os peregrinos são levados a refletir. Hoje quero aprender a abrir a porta a Jesus, sem restrições. O que me faz ter medo de acreditar? O que tenho medo que mude na minha vida.”

Desafio diário: rezar por uma pessoa que conhecem e que não acredita em Deus.

Dia 5 de agosto: Agradece
Os Peregrinos são chamados a refletir, a reconhecerem-se e agradecerem as graças que lhes chegam de Deus. “Neste dia, quero aprender a rezar, a agradecer, a permanecer em silêncio ao pé de Jesus. Faço-lhe companhia e agradeço tudo o que já vivi.”

Desafio diário: dar um abraço a quem mais os marcou pelo testemunho que lhes deu durante a semana e a rezar por ele/a.

Dia 6 de agosto: Levanta-te
Os Peregrinos são convidados a pensar no que fica depois do encontro e como vão transformar as suas vidas. “Hoje acabo como comecei – levanto-me e reergo-me com nova vida. Reconheço que sou missionário, chamado a levar a boa nova a todos.”

Desafio diário: partilhar a experiência desta JMJ com duas pessoas que não a tenham vivido.

Comentários