Papa Francisco preocupado com os 'padres rígidos' e diz em entrevista: "Essa couraça esconde muita podridão"

O Papa Francisco está preocupado com a rigidez de alguns jovens sacerdotes, e disse isso em entrevista à revista Vida Nueva, onde aborda vários temas e que pode ser lida aqui: El papa Francisco a Vida Nueva: “Soy una víctima del Espíritu Santo…”

«Preocupa-me a rigidez dos padres jovens...
Essa rigidez é de pessoas boas que querem servir ao Senhor. Reagem assim porque têm medo diante de um tempo de insegurança que estamos a viver, e esse medo não os deixa andar. É preciso tirar-lhes esse temor e ajudá-los. Por outro lado, essa couraça esconde muita podridão. Já tive de intervir em algumas dioceses de vários países com parâmetros semelhantes. Por trás desse tradicionalismo, descobrimos problemas morais e vícios graves, vidas duplas. 

Todos nós sabemos de bispos que, como necessitavam de padres, recorreram a pessoas que tinham sido expulsas de outros seminários por serem imorais.

A rigidez não me agrada porque é um mau sintoma de vida interior. O pastor não pode dar-se ao luxo de ser rígido. O pastor tem de estar à mão do que vier.

Alguém me disse recentemente que a rigidez dos sacerdotes jovens brota porque estão cansados do atual relativismo, mas nem sempre é assim. 

Peço aos bispos que tenham cuidado com esta deriva e que tenham claro que não só as "beatas Imeldas" são os melhores padres [Beata Imelda Lambertini (1322-1333) foi uma jovem religiosa de Bolonha, Itália, que faleceu aos 11 anos de idade, transfigurada de alegria durante sua primeira comunhão. Foi beatificada em 1826 pelo Papa Leão XII]. Se alguém te faz cara de santinho e vira os olhos, desconfia.

Necessitamos seminaristas normais, com os seus problemas, que joguem futebol, que não vão aos bairros a dogmatizar... A mim me ajudava pedir relatórios às mulheres das paróquias, aos coadjutores e aos irmãos onde iam os seminaristas...»

Comentários

  1. Tanto problema na Igreja e é a alegada minoria de rigidos, conservadores ou tradicionalistas que o provoca...como se fossem esses tais rigidos a estar no poder nos ûltimos 70 anos...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário