Cinco dedos de oração

Deus quando nos deu cinco dedos na mão, talvez não o tenha pensado, mas deixou-nos um guia que ajuda à nossa memória. 

Podemos contar pelos dedos tantas coisas que fazemos no dia a dia, ou que já fizemos ou que temos de fazer. Os cinco dedos da mão também nos podem ajudar a memorizar as cinco modalidades de oração que existem na Igreja Católica – sem esquecer que a palavra «oração» é formada por dois termos: «orar» e «ação», porque orar sem praticar não é oração perfeita.

E, acima de tudo, a mão aberta é expressão da atitude por excelência dos filhos de Deus: consagração.

Oração de adoração
Entramos na igreja e pomo-nos diante do Santíssimo Sacramento. E podemos fazer a oração de adoração ou de louvor. É a oração em que falamos com Deus sobre os seus atributos, exaltando-O pela sua grandeza, misericórdia, providência, bondade, etc. É um diálogo com Deus em que, mais do que elogiá-lo, agradecemos as bênçãos que nós ou outros recebemos Dele, graças a esses atributos.

Oração de confissão
A oração de confissão é o momento que refletimos sobre as nossas faltas, nos arrependemos e as confessamos a Deus. Podemos falar com Deus a contar-lhe o que fizemos de errado contra nós mesmos ou contra alguém, o que nos magoa, aquilo com que magoamos os outros. E Deus vai abraçar-nos, fortalecer-nos, fazer-nos sentir reconciliados, e vai enviar-nos a transformar e reconciliar o mundo à nossa volta. Pessoas curadas por Deus curam; pessoas santificadas por Deus santificam.

Oração de intercessão
Na oração de intercessão oramos não por nós, mas por outras pessoas. É um momento em que nos pomos no lugar de alguém e pedimos a bênção de Deus para essa ou essas pessoas e Deus, que sabe tudo e cuja generosidade ultrapassa as nossas melhores intensões, vai beneficiá-las. Todavia, não podemos esquecer que, para beneficiar outras pessoas, Deus pode pedir a nossa colaboração. Na prática, se estivermos em condições de ajudar alguém, ajudemos. Deus pode estar a responder à oração dessa pessoa através de nós.

Oração de petição
As petições são seus pedidos que fazemos a Deus. É aquele diálogo em falamos com Deus sobre os desejos do nosso coração. A oração do «Pai-Nosso» é um exemplo: tem sete pedidos. E nós invocamos a Deus acreditando que Ele pode tudo e que a petição mais importante é dizer-lhe: «Faça-se a Vossa vontade.»

Oração de ação de graças
Nesta oração, agradecemos, expressamos a nossa gratidão a Deus, por tudo o que Ele concedeu a nós e aos outros.

Comentários