O leproso tornou-se missionário de Jesus Cristo

O relato da cura de um leproso no Evangelho de Marcos é composto por seis elementos: pedido do leproso; reação de Jesus; resultado; aviso; reação do curado; consequências.

Relato do Evangelho de Marcos
Marcos 1, 40-45: Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe: «Se quiseres, podes curar-me.» Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo». No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo. Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem: «Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho». Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim, Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma cidade. Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte.
Palavra da salvação.
 
O pedido do leproso
Três pormenores são importantes na atitude do leproso:
1) não cumpre a lei que o proíbe de se aproximar das outras pessoas;
2) ajoelha-se diante de Jesus, sinal de profundo respeito;
3) confia plenamente no seu poder; tudo depende do querer de Jesus e não do seu poder.
 
A reação de Jesus
Ele poderia ter respondido ao pedido do leproso com as simples palavras: "Eu quero, fica limpo". Mas, antes de demonstrar o seu poder, Jesus mostra a sua compaixão: «Compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: “Quero: fica limpo”.»

Resultado
Logo que Jesus falou, o homem ficou limpo da lepra.
 
Advertência
Aparentemente, Jesus dá duas ordens ao homem recém-curado:
1) que não conte a ninguém;
2) que se apresente ao sacerdote.
A primeira (não dizer a ninguém) é estranha, porque Jesus não pretende passar despercebido. É provável que as duas ordens estejam relacionadas entre si, formando uma só: «Não te demores a dizer a ninguém, mas vai apresentar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés ordenou.»
 
A reação do homem curado
Não obedece a nenhuma das ordens de Jesus. Não se cala, nem vai ter com o sacerdote. Como se, em vez de seguir a ordem de Moisés, preferisse tornar-se um missionário cristão.
 
Consequências
Jesus não pode entrar abertamente em nenhuma aldeia. Tem de ficar à vista de todos e, no entanto, eles vêm ter com ele. Porquê esta reação? Sabendo o que Marcos nos diz mais tarde, a resposta seria: para não se deixar dominar pela multidão que vêm ter com ele.
 
Uma leitura simbólica: o leproso é cada um de nós
Os relatos do Evangelho são sempre muito simbólicos. Querem que nos identifiquemos com a situação que narram. Neste caso, com o leproso. Todos nós trazemos dentro de nós algo, muito ou pouco, de que nos sentimos culpados. Podemos recusar-nos a admiti-lo, ou podemos reconhecê-lo e, humildemente, voltarmo-nos para Jesus, dizendo-Lhe: «Se quiseres, podes curar-me.» Ele tem o poder e a compaixão para mudar as nossas vidas.

José Luis Sicre, em Fé Adulta

Comentários