A ressurreição do Senhor é uma experiência para ser vivida - 10 maneiras práticas de experimentar a ressurreição

No tempo pascal, a liturgia vai-nos ajudando a contemplar o significado da ressurreição de Jesus Cristo e da nossa ressurreição com Ele. 

A ressurreição do Senhor não é só uma verdade a ser contemplada, mas também uma experiência para ser vivida. 

As leituras bíblicas do tempo da Páscoa podem ajudar-nos a responder à pergunta: «Como podemos experimentar a ressurreição de Jesus na nossa vida?» A resposta pode ser captada em dez pontos:

1. Experimentamos a ressurreição de Jesus na fé que vence o medo. Jesus apresenta-se no meio dos discípulos e eles, cheios de medo, pensam que é um fantasma. Jesus insiste: «Sou eu. Vejam as minhas mãos e os meus pés» (Lucas 24, 36-39).

2. Experimentamos a ressurreição de Jesus na conversão, recebendo o perdão dos nossos pecados. O perdão que Deus nos dá faz-nos viver uma vida nova, ser conduzidos pelo Espírito Santo (João 20, 22-23).

3. Experimentamos a ressurreição de Jesus na prática dos seus mandamentos. Escreveu São João em sua primeira carta: «Quem guarda a Sua palavra, nesse é que o amor de Deus é verdadeiramente perfeito; por isto reconhecemos que estamos nele» (1 João 2, 5)
 
4. Experimentamos a ressurreição de Jesus na participação na comunidade que se reúne em nome de Cristo. Os dois discípulos de Emaús reintegram-se na comunidade, em Jerusalém, onde estão reunidos os Onze e os outros discípulos e discípulas. Na assembleia reunida, Jesus apresenta-se no meio dela (Lucas 24, 33-49). 

5. Experimentamos a ressurreição de Jesus na meditação das Escrituras, percebendo como o propósito de Deus se realizou em seu filho e acolhendo o que Ele nos revela acerca da nossa condição de seus filhos amados.

6. Experimentamos a ressurreição de Jesus na celebração da Eucaristia. Os discípulos de Emaús contaram como encontraram Jesus no caminho e na fração do pão. O próprio Jesus, no meio da comunidade ainda perplexa, perguntou se não tinham algo para comer. E comeu peixe assado à vista de todos. Na Eucaristia, encontramos Jesus vivo e ressuscitado (Lucas 24).

7. Experimentamos a ressurreição de Jesus no compromisso com a missão. Em seu nome, anunciamos a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações. Somos testemunhas de tudo isso (At 3, 15. Lc 24, 48).

8. Experimentamos a ressurreição quando somos filhos e filhas amados incondicionalmente por Deus, ou seja, somos no Amor irmãos e irmãs, formamos uma única família, a família humana, e por isso também chamados a gerar irmandade, fraternidade universal.

9. Experimentamos a ressureeição quando morremos e ressuscitomos com(o) Cristo: Ele morreu e ressuscitou para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.

10. Experimentamos a ressurreição vivendo o que professamos: «Se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos. Sabemos que Cristo, ressuscitado de entre os mortos, já não morrerá; a morte não tem mais domínio sobre Ele. Pois, na morte que teve, morreu para o pecado de uma vez para sempre; e, na vida que tem, vive para Deus. Assim vós também: considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus» (Romanos 6, 8-11)

Fernando Félix e presbítero João Carlos, Nós Somos Testemunhas

Comentários