Aprender com o livro de Ester, na Biblia

O livro de Ester - pode ser lido nesta hiperligação: Ester - dá a conhecer 
uma mulher corajosa e influente, conhecida pela sua beleza, inteligência e pela sua ação em prol da sobrevivência do seu povo judeu, chamada Ester.

Antes de se chamar Ester, ela era Hadassa (Ester 3, 7). Hadassa significa «murta». Na cultura judaica, o arbusto murta - de folhas perfumadas e flores brancas ou rosadas, frequentemente usada para perfumar ambientes e fazer grinaldas em banquetes - 
é símbolo de beleza, doçura e vida eterna, o que confere ao nome Hadassa um caráter positivo e especial.

Ester era uma simples moça órfã, criada pelo seu primo Mardoqueu. Ela teve de lidar desde cedo com a orfandade. Tendo presente que a cultura judaica via a vida longa, a família alargada e a prosperidade como bênçãos de Deus (Ver Salmo 128), podemos imaginar como ela se deve ter sentido sozinha e abandonada por Deus, pois estava a viver num país que não era o dos seus pais e os seus pais, aqueles que lhe deram a vida e transmitiram a fé, já não estavam com ela.

Mas Ester confiava em Deus, apesar de tudo.

E, para Deus, Ester não é uma simples e qualquer moça. Ela é sua filha. E Deus providencia o futuro de Ester, e dá-lhe uma missão muito importante

Ester vai viver para o palácio do rei da Pérsia por graça da sua beleza. Ela foi escolhida para ser a rainha.

No Palácio, Ester olha para trás e vê todo o processo que teve de passar para, enfim, chegar ao propósito da sua existência. Ela vê que, na realidade, nunca esteve sozinha, que tudo por que passou foi um plano maior da parte de Deus.

A menina orfã tornou-se rainha. A menina órfã e migrante salvou o seu povo. Com Deus é assim! Ele não nos vê como nós humanos nos vemos: Deus viu Ester na 
orfandade e viu-a até ao palácio; viu-a órfã e viu-a rainha.

No percurso de vida de Ester, tem muita importância o primo dela, Mardoqueu. Ele, com grande amor e dedicação, assumiu a responsabilidade de criar Ester. Esse ato de amor e cuidado - imagem e expressão do amor de Deus - moldou a vida de Ester, preparando-a para o papel que ela desempenharia no futuro.
Mardoqueu e Ester são imagem da relação que há de existir na humanidade, como família de Deus: todos somos irmãos, ou de sangue, ou de coração («Primos são aqueles irmãos que nasceram na barriga dos nossos tios.»)

Como ainda podemos questionar os planos de Deus? Em vez disso, devemos compreender que:
1. Deus tem um plano para a vida de cada pessoa. 
2. Deus é soberano e coloca cada um de nós no lugar certo, na hora certa, e tudo com um propósito! 
3. Que é nossa tarefa procurar sempre a orientação do Senhor
4. Não tenhamos medo de fazer o que o Senhor nos ordena
5. Saibamos que, com Deus, o que fizermos vai ser de benefício para muita gente

Comentários