«Da Criação ao caos, por ação das pessoas» - um conto sublime de Félix Núñez Uribe, em «Deus é humor», Gráfica de Coimbra

A terra era formosa e fértil. A luz brilhava nas montanhas e nos mares e o Espírito de Deus enchia o universo.
E o Homem disse: “Que eu tenha todo o poder no céu e na terra.” E viu que o poder era bom e pôs o nome de “grandes chefes” aos que tinham poder e “desgraçados” aos que procuravam a reconciliação. E foi este o sexto dia antes do fim.

E o Homem disse: “Que haja divisões entre os povos; que se ponham de um lado as nações a meu favor, e do outro as que estão contra mim.” E houve maus e bons. E foi este o quinto dia antes do fim.

E o Homem disse: “Juntemos as nossas fortunas num lugar e criemos instrumentos para nos defendermos: a rádio, para controlar o espírito dos Homens; o serviço militar, para arruinar os campos dos Homens; os uniformes, para dominar as consciências dos Homens.” E assim aconteceu. E o mundo ficou dividido em dois blocos em guerra. O Homem viu que tinha de ser assim. E foi este o quarto dia antes do fim.

E o Homem disse: “Fabriquemos armas que possam destruir grandes multidões à distância.” O Homem criou os submarinos nucleares que sulcam os mares e os mísseis que cruzam o firmamento. O Homem viu e encheu-se de orgulho. Então abençoou-os, dizendo: “Sede numerosos e grandes sobre a terra; enchei as águas do mar e os espaços celestes; multiplicai-vos.” E foi este o segundo dia antes do fim.

E o Homem disse: “Façamos Deus à nossa imagem e semelhança; que actue como nós actuamos, que pense como nós pensamos, que mate como nós matamos.” O Homem criou um deus à sua medida e abençoou-o, dizendo: “Mostra-te a nós e põe a terra aos nossos pés; nada te faltará se fizeres a nossa vontade.” E assim aconteceu. O Homem viu tudo o que tinha feito e sentiu-se muito satisfeito. E foi este o dia antes do fim.

De repente, houve um grande terramoto em toda a superfície da terra e o Homem e tudo o que fizera, deixaram de existir. Assim se acabou o Homem com o céu e com a terra. A terra voltou a ser um montão sem ordem e um mundo vazio. Toda a superfície do oceano se cobriu de escuridão e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.

Comentários