Os «maiores» aos olhos de Jesus

No capítulo 10 do Evangelho de São Marcos (Mc 10, 35-45) os apóstolos irmãos Tiago e João aproximam-se de Jesus com um estranho pedido: ocupar os cargos de honra ao lado Dele.

A resposta de Jesus é clara: «Não deve ser assim entre vós: quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos; porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos.»

O verdadeiro modelo é Jesus. Não impõe, não domina nem controla. Não ambiciona nenhum poder. Não se arroga títulos honorificos. Não procura o seu próprio interesse. O seu é «servir» e «dar a vida». Por isso é o primeiro e o maior.

Necessitamos, na Igreja, de cristãos dispostos a dedicar a sua vida pelo projeto de Jesus, não por outros interesses. Seguidores de Jesus que se «imponham» pela qualidade da sua vida de serviço.

Pais que se esforçam pelos seus filhos, educadores dedicados dia a dia à sua difícil tarefa, homens e mulheres, de todas as idades, que fizeram da sua vida um serviço aos necessitados - são o melhor que temos na Igreja. Os «maiores» aos olhos de Jesus.

José Antonio Pagola

Comentários