Hoje, aprendamos, com estas três atitudes de Maria, a acolher e admirar a encarnação do Filho de Deus

«Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-O visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam.
Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 
Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 
Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.» (Lucas 2, 16-21)

Em clima de Natal, contemplamos Maria e observamos, com admiração, as suas atitudes e os seus sentimentos em relação ao que estamos a celebrar: a encarnação e nascimento de Jesus, Deus Connosco.

O trecho do evangelho de Lucas leva-nos a Belém, junto com os pastores. De facto, Natal é Belém. Se o nosso Natal não nos leva à manjedoura da Gruta de Belém, podemos estar a celebrar o natal de qualquer um, menos o de Jesus.

Contemplemos a mãe de Deus em Belém. Aprendamos com ela a acolher e admirar a encarnação do Filho de Deus. 

Três atitudes de Maria podem servir-nos de inspiração, hoje
A atitude de testemunha de Jesus. Os pastores encontram Maria ao lado da manjedoura, junto com o seu esposo José. É ali que, mesmo sem muitas palavras, Maria está a falar-nos da obra de Deus que enviou o seu Filho ao mundo, por meio dela. É nela que o Verbo se fez carne.

Maria é a testemunha da humanidade de Jesus. Ele é da nossa condição humana, por meio dela. Um Jesus sem Maria não é o Jesus do Evangelho. No nascimento, na infância, no ministério público, na cruz... Maria está sempre presente. Ela é a testemunha da humanidade do Senhor.

A atitude de contemplação da obra de Deus. Quantas experiências de fé a jovem mãe já coleciona: a anunciação do anjo, a visita a Isabel, os acontecimentos de Belém!... E tudo isso ela guarda e medita no coração. Medita para compreender a vontade de Deus. Medita para admirar a obra de Deus.

Maria tem um coração contemplativo, orante, uma caixa de ressonância da obra de Deus. Um Natal sem oração, sem meditação da palavra de Deus não é o de Belém. Não é o de Maria.

A atitude de educadora do enviado de Deus. Apesar dos sinais maravilhosos de Deus, Maria e o seu esposo José prosseguem a sua vida, com grande simplicidade. Oito dias depois do parto, circuncidam o menino, como mandava a lei de Israel. Dão-lhe o nome que o anjo indicou: Jesus. Assim, vão integrando a sua criança na herança do povo que vivia em aliança com Deus. A encarnação é também a inserção da criança naquela cultura, na fé dos patriarcas. Assim, o filho de Deus será também o filho de David.

Guardando a mensagem
A solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, neste primeiro dia do ano, dá-nos a oportunidade de ingressar no novo ano com os sentimentos e atitudes da Mãe do Salvador. Como ela, renovemos o compromisso de sermos testemunhas do Senhor, onde estivermos, todos os dias deste ano. 

Cabe-nos, igualmente, uma atitude de contemplação da obra do Pai que enviou o seu Filho para a nossa salvação. É o nosso compromisso com o conhecimento da Palavra de Deus e do seu sentido para a nossa vida. 

A Santa Mãe de Deus também nos inspira na arte de sermos bons educadores da nova geração de filhos de Deus. As crianças e adolescentes de hoje dependem do nosso testemunho e de nossa mediação educativa para conhecerem, amarem e seguirem Jesus, o filho de Deus e de Maria.

Oração do Ano Novo
Deus e Senhor nosso, senhor do tempo e da eternidade,
A ti, toda honra e toda glória, agora e para sempre.

Nós te consagramos, Senhor, todos os dias deste novo ano,
colocando sob a Tua proteção todos os nossos passos, propósitos, projetos e sonhos.

Derrama agora, Pai Santo, as tuas bênçãos de saúde, paz e sabedoria sobre nós, as nossas famílias e todos os que amamos.

Que 2025, com a tua graça, seja de paz, de crescimento na fé e de prosperidade para todos nós, teus filhos e filhas.

Que na nossa vida, nos 365 dias deste novo ano, brilhe a luz do teu filho Jesus, nosso Salvador.

A Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, nos sustente com seu exemplo e sua intercessão. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro, Meditação da Palavra

Comentários