Na Cruz de Cristo, está todo o amor de Deus, está a sua imensa misericórdia. E este é um amor em que podemos confiar, em que podemos crer. Só em Cristo morto e ressuscitado encontramos a salvação e a redenção.
E tu qual destes quer ser? Como Pilatos, como o Cireneu, como Maria? Agora Jesus está a olhar para ti e diz-te: «Queres ajudar-me a carregar a Cruz? Irmãos e irmãs, com toda a força de jovem, o que lhe respondem?»
Na Cruz de Cristo, está o sofrimento, o pecado do homem, o nosso também, e Ele acolhe tudo de braços abertos, carrega às costas as nossas cruzes e diz-nos: Coragem! Tu não estás sozinho a levá-la! Eu levo-a contigo. Eu venci a morte e vim para te dar esperança, dar-te vida.
A Cruz de Cristo convida também a deixar-nos contagiar por este amor; ensina-nos, pois, a olhar sempre para o outro com misericórdia e amor, sobretudo quem sofre, quem tem necessidade de ajuda, quem espera uma palavra, um gesto; a Cruz convida-nos a sair de nós mesmos para ir ao encontro destas pessoas e estender-lhes a mão.
A Cruz revela um julgamento: Deus, ao julgar-nos, ama-nos. Não te esqueças: Deus julga amando-nos. Se eu aceito o seu amor, então sou salvo; se o rejeito, então condeno-me. Não é Ele que me condena, sou eu mesmo, porque Deus nunca condena, Ele só ama e salva.
A Cruz é a palavra por meio da qual Deus respondeu ao mal no mundo. Algumas vezes, parece que Deus não reage diante do mal, parece que fica em silêncio. No entanto, Deus falou, respondeu, e sua resposta é a Cruz de Cristo: uma palavra que é amor, misericórdia, perdão.
O que a Cruz deu aos que olharam para ela, aos que a tocaram? O que a Cruz deixou em cada um de nós? Ela dá-nos um tesouro que ninguém mais pode dar: a certeza do amor fiel que Deus tem por nós.
Ó Jesus, guia-nos da Cruz à Ressurreição, e ensina-nos que o mal não tem a última palavra, mas sim o amor, a misericórdia e o perdão. Ó Cristo, ajuda-nos a exclamar outra vez: 'Ontem fui crucificado com Cristo, hoje sou glorificado com Ele. Ontem morri com Ele, hoje vivo com Ele. Ontem fui enterrado com Ele, hoje ressuscito com Ele’.
Comentários
Enviar um comentário