«Jesus chama e os homens e as mulheres seguem-No. É assim desde o início: Jesus guia as pessoas»

Jesus chama e os homens e as mulheres seguem-No. É assim desde o início. 
Jesus guia as pessoas.

Na sua linguagem familiar, o Evangelho de João apresenta Jesus como o «pastor»: «As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna» (Jo 10, 27-28).

Jesus conhece e chama cada um «pelo seu nome». Para Ele não há massas. Cada um tem nome e rosto próprios. Cada um pode ouvir a sua voz sem a confundir com a de estranhos, que não passam de «ladrões» que tiram luz e esperança ao povo.

Isto é o decisivo: os cristãos não devem ouvir vozes estranhas, devem fugir de mensagens que não vêm da Palavra de Deus.

Na História, sempre que a Igreja procurou renovar-se, converter-se - porque deu ouvidos a outras vozes - , foi desencadeado um regresso a Jesus para voltar a seguir os seus passos.

«Voltar a Jesus é tarefa de todos os crentes. Para voltar a Jesus não há que esperar por nenhuma ordem. São Francisco de Assis não esperou que a Igreja do seu tempo tomasse não sei que decisões. Ele mesmo se converteu ao Evangelho e começou a aventura de seguir verdadeiramente Jesus. Que esperamos para despertar entre nós uma nova paixão pelo Evangelho e por Jesus?» (José António Pagola)

Comentários