«Só quem se distingue pelo amor a Jesus Cristo é qualificado para ser guia e pastor da Igreja» - reflexão a partir do Evangelho de João 21, 1-19
O diálogo foi cuidadosamente trabalhado, pois tem como objetivo recordar algo de grande importância para a comunidade cristã: entre os seguidores de Jesus, só aqueles que se distinguem pelo seu amor a Ele são qualificados para serem guias e pastores.
Antes de lhe confiar o seu «rebanho», Jesus faz a Pedro a pergunta fundamental: «Amas-me mais do que estes?» Ele não pergunta: «Sentes-te com forças? Conheces bem a minha doutrina? Vês-te capacitado para governar os meus?» Não. É o amor a Jesus que o capacita para animar, orientar e alimentar os seus seguidores, como o fazia ele.
À medida que Pedro vai tomando consciência da importância do amor, Jesus vai confiando-lhe o seu rebanho para que o cuide, alimente e transmita vida aos seus seguidores, a começar pelos mais pequenos e necessitados: os «cordeiros».
Poucos factores são mais decisivos para a conversão da Igreja do que a conversão de hierarcas, bispos, sacerdotes e líderes religiosos ao amor a Jesus. Somos os primeiros que devemos ouvir a sua pergunta: «Amas-me mais do que estes? Amas os meus cordeiros e as minhas ovelhas?»
José Antonio Pagola, em Grupos de Jesus
Comentários
Enviar um comentário