Estrutura do Encontro Ecuménico na plataforma ZOOM, a 25 de junho, das 18h00 às 19h00

Para ingressar na reunião Zoom, clicar em
:

https://us02web.zoom.us/j/83205385156?pwd=qiqpvhVJ7SfT5aDza877jVwNNWCuJk.1

ID da reunião: 832 0538 5156
Senha: 158271

Estrutura do Encontro Ecuménico

Ritos iniciais
Coordenador 1: Há 1700 anos, os cristãos debatiam a respeito de questões de fé, gerando confusão e desentendimentos. A partir dessas disputas, eles conseguiram proclamar juntos a sua fé através das palavras do Credo Niceno. Hoje, reunimos como comunidade de cristãos, provenientes de diferentes culturas e confissões para celebrar a nossa fé comum.
 
C 1: Cristo está no meio de nós.
 
C 1: Bendito seja o nosso Deus em todos os tempos.
Todos: Agora e para sempre. Amém.
 
C 1: Venham, vamos adorar a Deus, nosso Rei.
Todos: Adoremos a Cristo que está no meio de nós, nosso Rei e nosso Deus.
 
C 1: Vinde, prostremo-nos diante do Senhor, nosso Rei e nosso Deus.
Todos: Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tenha misericórdia de nós.
 
 Hino
 
Leitor 1: Ó Criador e Guardião de todo espírito, que multiplicas a família humana sobre a terra, que todos os povos saibam que Tu és o único Deus, e que Jesus Cristo é o teu Filho, e que todos nós somos o teu povo.
 
Leitor 2: Senhor, nós Te pedimos: sê o nosso auxílio. Salva aqueles que estão aflitos, tem misericórdia dos carenciados, mostra o teu rosto aos necessitados.
Todos: Kyrie, eleison! Senhor, tem piedade de nós!
Leitor 3: Ó Senhor, fiel em todas as gerações, justo nos julgamentos, misericordioso e compassivo, perdoa as nossas transgressões, purifica-nos com a tua verdade, e guia os nossos passos para andarmos em santidade e retidão.
 
Leitor 4: Senhor, que o teu rosto brilhe sobre nós em paz para o nosso bem, dá-nos concórdia e paz, a nós e a todos os que habitam sobre a terra. Concede aos nossos governantes sabedoria e inteligência, dirige os seus conselhos para que possam administrar sua autoridade com justiça e em paz.
 
Todos: Kyrie, eleison! Senhor, tende piedade de nós!

Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas no teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em casa ou andando a caminho, quando te deitares ou te levantares. Tu as prenderás como sinal em tuas mãos e as colocarás como faixa entre os olhos; tu as escreverás nas entradas da tua casa e nos portões da tua cidade.
 
Salmo 131
Leitor 1: Senhor, meu coração não se orgulha e meu olhar não é soberbo;
Todos: Espero no Senhor, de agora e para sempre.
Leitor 2. Não ando atrás de coisas grandes, superiores às minhas forças.
 
Leitor 3: Antes, me acalmo e tranquilizo, como criança desmamada no colo da mãe, como criança desmamada é minha alma.
 
Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo para uma esperança viva, para uma herança que não se desfaz, não se estraga nem murcha, e que é reservada para vós nos céus. Graças à fé, e pelo poder de Deus, estais guardados para a salvação que deve revelar-se nos últimos tempos. Isso é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que no momento estejais por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. Deste modo, o quilate de vossa fé, que tem mais valor que o ouro testado no fogo, alcançará louvor, honra e glória, no dia da revelação de Jesus Cristo. Sem terdes visto o Senhor, vós o amais. Sem que agora o estejais vendo, credes nele. Isto será para vós fonte de alegria inefável e gloriosa, pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação.
 
Leitor 1: Grande é o Senhor, grande é o seu poder.
 
Leitor 2: Sua sabedoria não tem limites.
Todos: Grande é o Senhor, grande é o seu poder.
 
Leitor 3: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo.
Todos: Grande é o Senhor, grande é o seu poder.
Leitura do Evangelho de João (Jo 20, 24-29)
Tomé, chamado Dídimo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe: “Nós vimos o Senhor!” Mas Tomé disse: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos, se eu não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”. Jesus lhe disse: “Creste porque me viste? Bem-aventurados os que não viram, e creram!”
 
Debate
 
Hino
 
Proclamação em uníssono da mesma fé
Creio em um só Deus,
Pai Todo-Poderoso,
criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos:
Luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstanciai ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida, e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica.
Professo um só batismo para remissão dos pecados.
E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
 
Coordenador 2: Uma vez que todas as coisas foram criadas do nada, o seu ser se esvairia se o Autor não as sustentasse com a Sua mão forte. (Gregário Magno [540-604 d.C])
 
Leitor 1: Senhor da vida, recebemos toda a criação das tuas mãos e pela tua providência. Ensina-nos a viver no mundo com cuidado e justiça diante da tua criação.
 
Todos: Nós cremos, Senhor, mas ajuda-nos, pois a nossa fé é frágil.
 
Coordenador 2: A isso chamo fé: uma luz inteligível que, por meio da graça, desponta na alma, que sustenta o coração e concede o dom da esperança. (Isaac de Nínive (VI século])
 
Leitor 2: Deus amoroso, neste mundo conturbado por conflitos e discórdias, conceda-nos o dom da esperança em abundância. Fortaleça seu povo afligido pela apatia e pela divisão.
 
Todos: Nós cremos, Senhor, mas ajuda-nos, pois a nossa fé é frágil.
 
Coordenador 2: Que maravilha se, ao nos aproximarmos de Deus, iniciamos com a profissão de fé Nele, visto que, sem ela, não é possível viver uma vida cristã. (Rufino de Aquileia [344-411 d.C.])
 
Leitor 3: Deus misericordioso, perdoa-nos pelas vezes em que deixamos de viver uma vida cristã. Atrai-nos mais profundamente para uma fé viva em Ti e possamos dar testemunho ao mundo.
 
Todos: Nós cremos, Senhor, mas ajuda-nos, pois a nossa fé é frágil.
 
Coordenador 2: Que a fé prevaleça: fé que leva a mente a confiar, fé que não vem da lógica humana, mas é fruto do Espírito Santo. (Basílio de Cesaréia [330-378 d.C.])
 
Leitor 4: Ó Consolador celestial, oramos para que possamos confiar mais no dom de Tua sabedoria do que na capacidade de nosso raciocínio.
 
Todos: Nós cremos, Senhor, mas ajuda-nos, pois a nossa fé é frágil.
 
Coordenador 2: A sua luz apareceu e fez a escuridão da prisão desaparecer, santificou o nosso nascimento e destruiu a morte, pois nos libertou dos grilhões que nos aprisionavam. (Irineu de Lyon [c. 135- 198])
 
Leitor 5: Senhor compassivo, ajuda-nos a trabalhar juntos para que, onde quer que haja escuridão e opressão, sofrimento e injustiça, possamos levar a Tua luz e liberdade.
 
Todos: Nós cremos, Senhor, mas ajuda-nos, pois a nossa fé é frágil.
 
Coordenador 2: Como irmãos e irmãs de Jesus, oremos juntos com as palavras que Ele nos ensinou:
 
 
Oração Final
Todos: Deus, nosso Pai, aceita o nosso louvor e ação de graças pelo que já une os cristãos na confissão e no testemunho de Jesus, Nosso Senhor. Apressa o momento em que todas as igrejas se reconheçam em comunhão, assim como desejaste e pela qual o Teu Filho intercedeu a Ti, por meio do Espírito Santo. Ouve-nos, Tu que vives e reinas agora e para sempre. Amém.
 
Coordenador 2: Bendigamos o Senhor
 
Coordenador 2: Naquele que é a nossa paz e nos fez um só corpo, apresentemo-nos ao mundo unidos num só Espírito.

Comentários