Na celebração do Batismo de Jesus, perguntemo-nos: «Temos em nós o mesmo Espírito que desceu sobre Ele?» - uma reflexão

Leitura do Evangelho de Jesus cristo segundo São Mateus (Mt 3, 13-17)
: «Logo que Jesus foi batizado, saiu da água. Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz vinda do céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência».
Palavra da salvação.

O fulcral do Batismo de Jesus
O Batismo de Jesus é relatado pelos quatros Evangelhos: Mt 3, 13-17; Mc 1, 9-11; Lc 3, 21-22 e Jo 1, 31-34.
Uma preocupação comum aos evangelistas é que ninguém equipare Jesus a João Batista. Que ninguém veja Jesus como um simples discípulo e colaborador daquele grande profeta do deserto. Jesus é «o Filho amado» de Deus. Sobre Ele «desce» o Espírito de Deus. Só Ele pode «batizar» com o Espírito Santo.

Que Espírito desce sobre Jesus?
Segundo toda a tradição bíblica, o «Espírito de Deus» é o alento de Deus, que cria e sustenta toda a vida. A força que Deus possui para renovar e transformar os viventes. A sua energia amorosa que sempre procura o melhor para seus filhos e filhas.

Por isso Jesus se sente enviado não para condenar, destruir ou amaldiçoar, mas para curar, construir e abençoar. O Espírito de Deus condu-Lo a potenciar e melhorar a vida. Cheio desse «Espírito» bom de Deus, dedica-se a libertar as pessoas de «espíritos malignos», que não fazem mais do que causar dano, escravizar e desumanizar.

Temos em nós o mesmo Espírito de Jesus?
As primeiras gerações cristãs tinham muito claro o que tinha sido Jesus. Resumiam assim a memória que deixou gravada nos seus seguidores: «Deus ungiu, com o Espírito Santo e com poder, a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com Ele» (Atos dos Apóstolos 10, 38).

Que «Espírito» nos anima hoje, seguidores de Jesus? Qual é a «paixão» que move a sua Igreja? Qual é a «mística» que faz viver e atuar as nossas comunidades? O que estamos a fazer no mundo? Se o Espírito de Jesus está em nós, viveremos «curando» os oprimidos, deprimidos ou reprimidos pelo mal.

José Antonio Pagola. em Grupos de Jesus

Comentários