Senhor
Presidente, Senhor Secretário-Geral, Excelências, Senhoras e Senhores,
O
ex-secretário-geral Kofi Annan disse uma vez: “Quaisquer que sejam as nossas
diferenças, […] estamos juntos ou caímos juntos.”
Quando esquecemos
essa sabedoria, a desordem é o que acontece.
No ano passado,
neste mesmo pódio, afirmei que a política externa se baseia em três pilares:
valores, interesses e poder. Este ano, venho
com algo muito mais simples. Uma escolha entre cooperação ou conflito.
No mundo de hoje,
a cooperação é prejudicada pela falta de confiança, pelo desrespeito às regras
e pelo enfraquecimento das instituições.
Os conflitos
estão a espalhar-se, trazendo sofrimento, violência e injustiça. Segundo
alguns relatos, existem atualmente 65 conflitos armados ativos – mais do que em
qualquer momento desde o fim da Guerra Fria.
A competição
sempre estará lá. As nações competem agora mais arduamente do que há uma
geração. Isso não me preocupa. O que acontece é que cada vez mais nações competem contra as regras em que assenta a ordem internacional.
Então, esse
discurso defende essas regras. E isso exige cooperação. Pequenas nações
precisam dela para sobreviver. Grandes nações precisam disso para permanecerem
grandes.
Defender as
regras, valores e instituições mais básicas é a nossa melhor opção para
garantir que a concorrência não se transforme em conflito. E essa cooperação
ganha terreno.
Agora, quero
começar analisando como o mundo está mudando hoje. E como um finlandês
pragmático, sempre tentarei lidar com o mundo como ele é, porque isso muitas
vezes ajuda a construir um mundo que eu gostaria que tivéssemos. Em outras
palavras, um mundo que podemos construir juntos.
Farei então
algumas sugestões sobre o que devemos fazer a seguir.
1, Todos nós devemos
ser defensores firmes do multilateralismo. Como Strobe Talbott teria observado,
o multilateralismo é um inferno e pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Mas é
a melhor opção para a humanidade como um todo.
Precisamos de
multilateralismo para abordar a nossa agenda partilhada, que vai desde
conflitos armados e alterações climáticas até ao desenvolvimento sustentável e
à inteligência artificial.
Actualmente,
porém, parece que estamos a ir no sentido inverso: rumo a uma ordem mundial
multipolar não cooperativa.
Essa ordem, ao
que parece, é baseada em acordos de soma zero, transações e poder irrestrito.
Trata-se de uma abordagem míope.
Por mais
tentadora que seja para alguns, tal ordem multipolar acabará por levar ao
conflito. Ela se voltará contra nós, quer você represente uma grande potência,
uma potência média ou um pequeno estado, como a Finlândia.
Entre estas duas
abordagens, existe obviamente uma terceira opção: o plurilateralismo. Significa
construir coalizões ad hoc quando a cooperação global é inatingível.
E esta é minha
primeira observação hoje: o surgimento de formas flexíveis de cooperação em
torno de diferentes temas e interesses. Seja na economia, no clima, na defesa
ou na tecnologia.
A construção de
coaligações pode ser uma força para o bem. Mas com uma condição: não deve
desafiar o multilateralismo, mas sim desenvolver-se sobre ele. Deveria apoiar o
sistema das Nações Unidas e não substituí-lo.
A Coligação pela Ucrânia é particularmente importante para mim. É um grupo de
países que trabalham para acabar com a guerra de agressão da Rússia. A guerra é
ilegal, injustificada e não provocada. A sua solução terá consequências de
longo alcance para a Ucrânia e para além dela.
A Coligação trabalha
por uma paz justa e duradoura na Ucrânia, de acordo com a Carta da ONU. Ela
busca defender os princípios básicos da ordem internacional.
2. Minha segunda
observação é que em todos os lugares que viajo pelo mundo, ouço a palavra
‘realinhamento’.
Quer se trate da
Europa, de África, do Médio Oriente, da Ásia ou das Américas, as nações
procuram novas alianças e parcerias.
Esta é uma
consequência lógica em tempos de incerteza e transformação. Você busca
segurança onde pode obtê-la.
Estamos vendo uma
intensificação da integração regional semelhante à que vimos logo após a
Segunda Guerra Mundial.
Organizações
regionais como a União Africana, o Conselho de Cooperação do Golfo, o Mercosul,
a ASEAN ou a UE criam confiança.
Quando a
integração não é viável, outras formas de cooperação podem revelar-se
essenciais. Nós, finlandeses, temos o prazer de salientar a assinatura
histórica da Acta Final de Helsínquia em 1975. Ela reuniu 35 nações em meio à
Guerra Fria e lançou as bases para o que mais tarde se tornaria a Organização
para a Segurança e Cooperação na Europa.
Não havia
confiança. Houve profundas divergências. E hostilidade total. No entanto, havia
espaço para um processo que reduzisse as tensões e construísse um terreno
comum.
Acredito que
regiões como o Oriente Médio, onde os conflitos ocorrem hoje, podem considerar
algo semelhante.
Mesmo face a
conflitos e queixas, uma região poderá ser capaz de chegar a acordo sobre
princípios que promovam a cooperação e evitem novos conflitos.
3. A minha terceira
observação é que uma nova ordem económica mundial está a tomar forma.
Os instrumentos
outrora utilizados para a integração económica – incluindo comércio,
tecnologia, energia, investimento e cadeias de abastecimento – tornaram-se
instrumentos de concorrência geopolítica.
Talvez houvesse,
por vezes, uma crença ingénua de que a interdependência traria estabilidade e
paz. Agora, o foco nas oportunidades foi substituído pelo foco nas ameaças.
Entramos num
mundo de coerção, onde as dependências são vulnerabilidades. Países buscam
pontos de estrangulamento que podem ser usados como armas para pressionar
outros.
Mas as
dependências são complexas. Nenhuma nação, nem mesmo as maiores, pode agir
sozinha. Todas as ações coercitivas têm um custo.
E mesmo que um
estado mais poderoso domine num domínio, um estado mais pequeno pode responder
noutro.
No novo ambiente
geopolítico, a ordem económica da era pós-Segunda Guerra Mundial procura novas
formas.
A nova ordem deve
basear-se numa compreensão realista do equilíbrio de poder no mundo.
Nós, no Ocidente,
devemos reconhecer que o Sul e o Leste Globais são uma força económica e
política em expansão.
Muitas nações ao
redor do mundo fizeram avanços notáveis em competência e conhecimento.
Deveríamos colocar esta experiência colectiva a funcionar para o bem comum
global.
Os países têm
razão em ter cuidado com dependências perigosas. Mas o nosso foco nas ameaças
não deve levar-nos a abandonar a cooperação.
Deveríamos lutar
por uma ordem económica mundial baseada em instituições e acordos. O
multilateralismo também é necessário na economia global.
É muito bom
diagnosticar o problema: demasiadas nações competem agora à custa de regras
básicas, e é por isso que o mundo caiu na desordem.
Mas é mais
importante encontrar uma receita que nos traga de volta à ordem, à estabilidade
e à cooperação.
Assim,
oferecerei-vos três remédios para um mundo em desordem. Para começar,
precisamos voltar ao básico do direito internacional.
Na minha recente
visita à Índia, deparei-me com uma citação de Mahatma Gandhi: “A violação de
uma regra conduz inevitavelmente à violação de outras regras”. Essas palavras
ressoam muito fortemente hoje em dia.
Voltámos a um
mundo definido pelo poder bruto e pelo interesse próprio estreito.
Regras e valores
parecem estar ficando em segundo plano. Alguns estão prontos para jogar a
toalha, preparados para aceitar a derrota da ordem internacional baseada em
regras.
Isso é um
exagero. O direito internacional já foi questionado e desafiado antes. Nunca
foi um sistema perfeito.
Mas temos de
admitir que nos encontramos num momento crítico. As normas fundamentais estão a
ser questionadas de uma forma que corrói a confiança em todo o sistema
multilateral.
Portanto, o
primeiro remédio para um mundo em desordem é o Estado de direito.
Hoje, as normas
internacionais são frequentemente apresentadas como um obstáculo à prossecução
dos interesses nacionais. Isso é errado e perigoso.
O direito
internacional nunca foi apenas um esforço para alcançar a justiça universal,
mas também não pode ser reduzido a um mero instrumento de dominação.
Não se trata
apenas de valores, nem apenas de interesses, mas de ambos.
Apesar da
retórica, é provável que nenhuma grande potência desista da sua capacidade de
moldar as regras.
Mesmo quando os
atores afirmam abandonar as regras, eles preferem substituir as regras
existentes por outras mais do seu agrado.
Portanto, não
enfrentaremos um mundo sem regras. Mas poderíamos estar diante de um mundo com
menos previsibilidade, menos contenção – um mundo baseado em regras mais
permissivas para os poderosos.
Para o benefício
colectivo das nações nesta Sala, devemos continuar a defender o Estado de
direito e a defender os seus princípios mais fundamentais. Elas incluem a
independência, soberania e integridade territorial das nações; liberdade de
navegação no mar; e responsabilização pelos crimes internacionais mais graves.
A segunda solução
diz respeito aos princípios humanitários.
O mundo de hoje
tem uma capacidade sem precedentes de atender às necessidades mais urgentes da
humanidade.
Desde a criação
das Nações Unidas, a pobreza diminuiu, o acesso à educação básica se expandiu,
a alfabetização aumentou e a mortalidade infantil caiu.
No entanto,
estamos testemunhando tirania, desrespeito aos vulneráveis e violência contra
civis em muitas partes do mundo. A pobreza e a angústia ainda são
generalizadas.
Por exemplo, o
Sudão está devastado pela guerra. Milhões foram deslocados e muitos enfrentam a
fome.
Gaza continua
sendo uma das emergências humanitárias mais graves do mundo, marcada por
deslocamentos em massa, destruição de infraestrutura e falta de serviços
essenciais.
O Haiti enfrenta
violência armada e eventos climáticos extremos, causando uma crise de
deslocamento, uma crise de fome e uma crise de saúde.
Não devemos ficar
indiferentes às guerras e ao sofrimento humano, mas sim canalizar os nossos
esforços para a prevenção de conflitos, a defesa dos direitos humanos e o
fortalecimento de economias sustentáveis.
A nossa crescente
prosperidade material não deve ocorrer à custa das nossas responsabilidades
éticas.
O terceiro
remédio é sobre a linguagem e a maneira como tratamos uns aos outros.
Infelizmente, não
faltam exemplos daqueles que usam linguagem desdenhosa para descrever outras
pessoas e grupos inteiros de pessoas.
Muitas vezes,
aqueles com a retórica mais provocativa recebem maior visibilidade.
A provocação é
recompensada com atenção. O excesso é mal interpretado como coragem. O exagero
como verdade.
A linguagem pode
promover a cooperação, mas também pode quebrar a confiança e transformar a
competição em conflito.
A receita é
simples, mas necessária: evitar a polarização, fortalecer a confiança e ouvir
os outros.
Precisamos de uma
política externa digna. E isso começa aqui, nas Nações Unidas.
Senhoras e
senhores,
Gostaria de
agradecer ao Secretário-Geral Guterres pelo seu serviço e pela sua dedicação à
reforma e racionalização do sistema das Nações Unidas. Este trabalho deve
continuar.
Cada
Secretário-Geral é moldado tanto pela sua época como pelas suas próprias ações.
Lembrei-me disso
recentemente ao ler as biografias dos ex-secretários-gerais U-Thant e Kofi
Annan, ambos líderes altamente influentes que navegaram em uma era de tensões
entre grandes potências.
Permitam-me
apresentar algumas sugestões para consideração da nova Secretária-Geral, seja
ela quem for, e para a comunidade internacional em geral.
Desde o meu
primeiro discurso aqui, há dois anos, tenho apelado consistentemente a um
Conselho de Segurança reformado. O mundo mudou, assim como a ONU.
Deveria haver,
pelo menos, dois novos assentos permanentes para África, dois para a
Ásia-Pacífico e um para a América Latina.
Nenhum estado
deve ter poder de veto. E, se um membro do Conselho de Segurança violar a Carta
das Nações Unidas, os seus direitos de voto deverão ser suspensos.
O mundo precisa
de um Conselho de Segurança da ONU funcional. Para avançar, precisamos quebrar
o impasse e estar abertos a soluções criativas.
A necessidade de
reforma estende-se também à arquitectura económica global. Ele também deve ser
atualizado para refletir o equilíbrio de poder atual.
Temos de garantir
que a cooperação económica internacional continua a ser baseada em regras,
legítima e representativa. São necessárias soluções multilaterais num mundo
cada vez mais multipolar.
Devemos também
trazer as Nações Unidas de volta à mediação da paz. O Secretário-Geral, como
Mediador-Chefe, terá um papel fundamental.
A legitimidade da
ONU como mediadora é única. Juntos, a ONU e os seus Estados-Membros podem
realizar o que nenhum deles pode alcançar sozinho.
A ONU precisa
estar no centro da elaboração de regras e da construção institucional. A
integração regional e as coligações temáticas podem e devem apoiá-la.
Agora, deixe-me
terminar dizendo que a inteligência artificial é a tecnologia mais importante
na história da humanidade. Isso impactará a ciência, a economia, a política, a
segurança e a própria essência da nossa humanidade.
Os humanos podem
e devem estar no banco do motorista. Temos uma escolha: podemos competir,
cooperar ou desacelerar. Para mim, a cooperação é o melhor caminho a seguir.
É por isso que a
Noruega e a Finlândia, juntamente com líderes de nações de todo o mundo,
lançaram um apelo às empresas, aos governos, às organizações regionais e à ONU
para que desenvolvam mecanismos para controlar modelos fronteiriços de IA.
Gostaria realmente que o maior número possível de Estados-Membros da ONU
aderisse a esta iniciativa.
O meu país, a
Finlândia, quer que as Nações Unidas tenham sucesso e continuará fortemente
empenhado no seu trabalho. Portanto, estamos concorrendo às eleições para o
Conselho de Segurança de 2029 a 2030.
Somos motivados
pela nossa crença na Carta das Nações Unidas e nos valores que ela representa.
Priorizaremos a paz, as pessoas e as parcerias.
Estamos dispostos
a assumir a responsabilidade dos membros do Conselho num momento que exige mais
paz. Queremos que as pessoas e as nações prosperem. Acreditamos no diálogo e na
cooperação.
Por último,
permitam-me que apresente uma proposta processual. As fundações das Nações
Unidas foram construídas em São Francisco há mais de 80 anos.
Hoje, precisamos
restaurar o equilíbrio da ordem mundial. Devemos nos comprometer novamente com
os princípios fundamentais da ordem internacional. E devemos abraçar a
cooperação em vez do conflito.
O que o mundo
precisa agora é de um novo momento em São Francisco. Um momento em que os
líderes mundiais se reúnem para traçar o caminho a seguir. Um processo para
atingir isso deve começar com o novo Secretário-Geral.
Obrigado.
Comentários
Enviar um comentário