Discurso do presidente da Finlândia, Alexander Stubb, na ONU, onde explica a desordem mundial de hoje e sugere três remédios

Senhor Presidente, Senhor Secretário-Geral, Excelências, Senhoras e Senhores,

O ex-secretário-geral Kofi Annan disse uma vez: “Quaisquer que sejam as nossas diferenças, […] estamos juntos ou caímos juntos.”
Quando esquecemos essa sabedoria, a desordem é o que acontece.
 
No ano passado, neste mesmo pódio, afirmei que a política externa se baseia em três pilares: valores, interesses e poder. Este ano, venho com algo muito mais simples. Uma escolha entre cooperação ou conflito.
 
No mundo de hoje, a cooperação é prejudicada pela falta de confiança, pelo desrespeito às regras e pelo enfraquecimento das instituições.
 
Os conflitos estão a espalhar-se, trazendo sofrimento, violência e injustiça. Segundo alguns relatos, existem atualmente 65 conflitos armados ativos – mais do que em qualquer momento desde o fim da Guerra Fria.
 
A competição sempre estará lá. As nações competem agora mais arduamente do que há uma geração. Isso não me preocupa. O que acontece é que cada vez mais nações competem contra as regras em que assenta a ordem internacional.
 
Então, esse discurso defende essas regras. E isso exige cooperação. Pequenas nações precisam dela para sobreviver. Grandes nações precisam disso para permanecerem grandes.
 
Defender as regras, valores e instituições mais básicas é a nossa melhor opção para garantir que a concorrência não se transforme em conflito. E essa cooperação ganha terreno.
 
Agora, quero começar analisando como o mundo está mudando hoje. E como um finlandês pragmático, sempre tentarei lidar com o mundo como ele é, porque isso muitas vezes ajuda a construir um mundo que eu gostaria que tivéssemos. Em outras palavras, um mundo que podemos construir juntos.
 
Farei então algumas sugestões sobre o que devemos fazer a seguir.
 
1, Todos nós devemos ser defensores firmes do multilateralismo. Como Strobe Talbott teria observado, o multilateralismo é um inferno e pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Mas é a melhor opção para a humanidade como um todo.
 
Precisamos de multilateralismo para abordar a nossa agenda partilhada, que vai desde conflitos armados e alterações climáticas até ao desenvolvimento sustentável e à inteligência artificial.
 
Actualmente, porém, parece que estamos a ir no sentido inverso: rumo a uma ordem mundial multipolar não cooperativa.
 
Essa ordem, ao que parece, é baseada em acordos de soma zero, transações e poder irrestrito. Trata-se de uma abordagem míope.
 
Por mais tentadora que seja para alguns, tal ordem multipolar acabará por levar ao conflito. Ela se voltará contra nós, quer você represente uma grande potência, uma potência média ou um pequeno estado, como a Finlândia.
 
Entre estas duas abordagens, existe obviamente uma terceira opção: o plurilateralismo. Significa construir coalizões ad hoc quando a cooperação global é inatingível.
 
E esta é minha primeira observação hoje: o surgimento de formas flexíveis de cooperação em torno de diferentes temas e interesses. Seja na economia, no clima, na defesa ou na tecnologia.
 
A construção de coaligações pode ser uma força para o bem. Mas com uma condição: não deve desafiar o multilateralismo, mas sim desenvolver-se sobre ele. Deveria apoiar o sistema das Nações Unidas e não substituí-lo.
 
A Coligação pela Ucrânia é particularmente importante para mim. É um grupo de países que trabalham para acabar com a guerra de agressão da Rússia. A guerra é ilegal, injustificada e não provocada. A sua solução terá consequências de longo alcance para a Ucrânia e para além dela.
 
A Coligação trabalha por uma paz justa e duradoura na Ucrânia, de acordo com a Carta da ONU. Ela busca defender os princípios básicos da ordem internacional.
 
2. Minha segunda observação é que em todos os lugares que viajo pelo mundo, ouço a palavra ‘realinhamento’.
 
Quer se trate da Europa, de África, do Médio Oriente, da Ásia ou das Américas, as nações procuram novas alianças e parcerias.
 
Esta é uma consequência lógica em tempos de incerteza e transformação. Você busca segurança onde pode obtê-la.
 
Estamos vendo uma intensificação da integração regional semelhante à que vimos logo após a Segunda Guerra Mundial.
 
Organizações regionais como a União Africana, o Conselho de Cooperação do Golfo, o Mercosul, a ASEAN ou a UE criam confiança.
 
Quando a integração não é viável, outras formas de cooperação podem revelar-se essenciais. Nós, finlandeses, temos o prazer de salientar a assinatura histórica da Acta Final de Helsínquia em 1975. Ela reuniu 35 nações em meio à Guerra Fria e lançou as bases para o que mais tarde se tornaria a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.
 
Não havia confiança. Houve profundas divergências. E hostilidade total. No entanto, havia espaço para um processo que reduzisse as tensões e construísse um terreno comum.
 
Acredito que regiões como o Oriente Médio, onde os conflitos ocorrem hoje, podem considerar algo semelhante.
 
Mesmo face a conflitos e queixas, uma região poderá ser capaz de chegar a acordo sobre princípios que promovam a cooperação e evitem novos conflitos.
 
3. A minha terceira observação é que uma nova ordem económica mundial está a tomar forma.
 
Os instrumentos outrora utilizados para a integração económica – incluindo comércio, tecnologia, energia, investimento e cadeias de abastecimento – tornaram-se instrumentos de concorrência geopolítica.
 
Talvez houvesse, por vezes, uma crença ingénua de que a interdependência traria estabilidade e paz. Agora, o foco nas oportunidades foi substituído pelo foco nas ameaças.
 
Entramos num mundo de coerção, onde as dependências são vulnerabilidades. Países buscam pontos de estrangulamento que podem ser usados como armas para pressionar outros.
 
Mas as dependências são complexas. Nenhuma nação, nem mesmo as maiores, pode agir sozinha. Todas as ações coercitivas têm um custo.
 
E mesmo que um estado mais poderoso domine num domínio, um estado mais pequeno pode responder noutro.
 
No novo ambiente geopolítico, a ordem económica da era pós-Segunda Guerra Mundial procura novas formas.
 
A nova ordem deve basear-se numa compreensão realista do equilíbrio de poder no mundo.
 
Nós, no Ocidente, devemos reconhecer que o Sul e o Leste Globais são uma força económica e política em expansão.
 
Muitas nações ao redor do mundo fizeram avanços notáveis em competência e conhecimento. Deveríamos colocar esta experiência colectiva a funcionar para o bem comum global.
 
Os países têm razão em ter cuidado com dependências perigosas. Mas o nosso foco nas ameaças não deve levar-nos a abandonar a cooperação.
 
Deveríamos lutar por uma ordem económica mundial baseada em instituições e acordos. O multilateralismo também é necessário na economia global.
 
É muito bom diagnosticar o problema: demasiadas nações competem agora à custa de regras básicas, e é por isso que o mundo caiu na desordem.
 
Mas é mais importante encontrar uma receita que nos traga de volta à ordem, à estabilidade e à cooperação.
 
Assim, oferecerei-vos três remédios para um mundo em desordem. Para começar, precisamos voltar ao básico do direito internacional.
 
Na minha recente visita à Índia, deparei-me com uma citação de Mahatma Gandhi: “A violação de uma regra conduz inevitavelmente à violação de outras regras”. Essas palavras ressoam muito fortemente hoje em dia.
 
Voltámos a um mundo definido pelo poder bruto e pelo interesse próprio estreito.
 
Regras e valores parecem estar ficando em segundo plano. Alguns estão prontos para jogar a toalha, preparados para aceitar a derrota da ordem internacional baseada em regras.
 
Isso é um exagero. O direito internacional já foi questionado e desafiado antes. Nunca foi um sistema perfeito.
 
Mas temos de admitir que nos encontramos num momento crítico. As normas fundamentais estão a ser questionadas de uma forma que corrói a confiança em todo o sistema multilateral.
 
Portanto, o primeiro remédio para um mundo em desordem é o Estado de direito.
 
Hoje, as normas internacionais são frequentemente apresentadas como um obstáculo à prossecução dos interesses nacionais. Isso é errado e perigoso.
 
O direito internacional nunca foi apenas um esforço para alcançar a justiça universal, mas também não pode ser reduzido a um mero instrumento de dominação.
 
Não se trata apenas de valores, nem apenas de interesses, mas de ambos.
 
Apesar da retórica, é provável que nenhuma grande potência desista da sua capacidade de moldar as regras.
 
Mesmo quando os atores afirmam abandonar as regras, eles preferem substituir as regras existentes por outras mais do seu agrado.
 
Portanto, não enfrentaremos um mundo sem regras. Mas poderíamos estar diante de um mundo com menos previsibilidade, menos contenção – um mundo baseado em regras mais permissivas para os poderosos.
 
Para o benefício colectivo das nações nesta Sala, devemos continuar a defender o Estado de direito e a defender os seus princípios mais fundamentais. Elas incluem a independência, soberania e integridade territorial das nações; liberdade de navegação no mar; e responsabilização pelos crimes internacionais mais graves.
 
A segunda solução diz respeito aos princípios humanitários.
 
O mundo de hoje tem uma capacidade sem precedentes de atender às necessidades mais urgentes da humanidade.
 
Desde a criação das Nações Unidas, a pobreza diminuiu, o acesso à educação básica se expandiu, a alfabetização aumentou e a mortalidade infantil caiu.
 
No entanto, estamos testemunhando tirania, desrespeito aos vulneráveis e violência contra civis em muitas partes do mundo. A pobreza e a angústia ainda são generalizadas. 
 
Por exemplo, o Sudão está devastado pela guerra. Milhões foram deslocados e muitos enfrentam a fome.
 
Gaza continua sendo uma das emergências humanitárias mais graves do mundo, marcada por deslocamentos em massa, destruição de infraestrutura e falta de serviços essenciais.
 
O Haiti enfrenta violência armada e eventos climáticos extremos, causando uma crise de deslocamento, uma crise de fome e uma crise de saúde.
 
Não devemos ficar indiferentes às guerras e ao sofrimento humano, mas sim canalizar os nossos esforços para a prevenção de conflitos, a defesa dos direitos humanos e o fortalecimento de economias sustentáveis.
 
A nossa crescente prosperidade material não deve ocorrer à custa das nossas responsabilidades éticas.
 
O terceiro remédio é sobre a linguagem e a maneira como tratamos uns aos outros.
 
Infelizmente, não faltam exemplos daqueles que usam linguagem desdenhosa para descrever outras pessoas e grupos inteiros de pessoas.
 
Muitas vezes, aqueles com a retórica mais provocativa recebem maior visibilidade.
 
A provocação é recompensada com atenção. O excesso é mal interpretado como coragem. O exagero como verdade.
 
A linguagem pode promover a cooperação, mas também pode quebrar a confiança e transformar a competição em conflito.
 
A receita é simples, mas necessária: evitar a polarização, fortalecer a confiança e ouvir os outros.
 
Precisamos de uma política externa digna. E isso começa aqui, nas Nações Unidas.
 
Senhoras e senhores,
Gostaria de agradecer ao Secretário-Geral Guterres pelo seu serviço e pela sua dedicação à reforma e racionalização do sistema das Nações Unidas. Este trabalho deve continuar.
 
Cada Secretário-Geral é moldado tanto pela sua época como pelas suas próprias ações.
 
Lembrei-me disso recentemente ao ler as biografias dos ex-secretários-gerais U-Thant e Kofi Annan, ambos líderes altamente influentes que navegaram em uma era de tensões entre grandes potências.
 
Permitam-me apresentar algumas sugestões para consideração da nova Secretária-Geral, seja ela quem for, e para a comunidade internacional em geral.
 
Desde o meu primeiro discurso aqui, há dois anos, tenho apelado consistentemente a um Conselho de Segurança reformado. O mundo mudou, assim como a ONU.
 
Deveria haver, pelo menos, dois novos assentos permanentes para África, dois para a Ásia-Pacífico e um para a América Latina.
 
Nenhum estado deve ter poder de veto. E, se um membro do Conselho de Segurança violar a Carta das Nações Unidas, os seus direitos de voto deverão ser suspensos.
 
O mundo precisa de um Conselho de Segurança da ONU funcional. Para avançar, precisamos quebrar o impasse e estar abertos a soluções criativas.
 
A necessidade de reforma estende-se também à arquitectura económica global. Ele também deve ser atualizado para refletir o equilíbrio de poder atual.
 
Temos de garantir que a cooperação económica internacional continua a ser baseada em regras, legítima e representativa. São necessárias soluções multilaterais num mundo cada vez mais multipolar.
 
Devemos também trazer as Nações Unidas de volta à mediação da paz. O Secretário-Geral, como Mediador-Chefe, terá um papel fundamental.
 
A legitimidade da ONU como mediadora é única. Juntos, a ONU e os seus Estados-Membros podem realizar o que nenhum deles pode alcançar sozinho.
 
A ONU precisa estar no centro da elaboração de regras e da construção institucional. A integração regional e as coligações temáticas podem e devem apoiá-la.
 
Agora, deixe-me terminar dizendo que a inteligência artificial é a tecnologia mais importante na história da humanidade. Isso impactará a ciência, a economia, a política, a segurança e a própria essência da nossa humanidade.
 
Os humanos podem e devem estar no banco do motorista. Temos uma escolha: podemos competir, cooperar ou desacelerar. Para mim, a cooperação é o melhor caminho a seguir.
 
É por isso que a Noruega e a Finlândia, juntamente com líderes de nações de todo o mundo, lançaram um apelo às empresas, aos governos, às organizações regionais e à ONU para que desenvolvam mecanismos para controlar modelos fronteiriços de IA. Gostaria realmente que o maior número possível de Estados-Membros da ONU aderisse a esta iniciativa.
 
O meu país, a Finlândia, quer que as Nações Unidas tenham sucesso e continuará fortemente empenhado no seu trabalho. Portanto, estamos concorrendo às eleições para o Conselho de Segurança de 2029 a 2030.
 
Somos motivados pela nossa crença na Carta das Nações Unidas e nos valores que ela representa. Priorizaremos a paz, as pessoas e as parcerias. 
 
Estamos dispostos a assumir a responsabilidade dos membros do Conselho num momento que exige mais paz. Queremos que as pessoas e as nações prosperem. Acreditamos no diálogo e na cooperação.
 
Por último, permitam-me que apresente uma proposta processual. As fundações das Nações Unidas foram construídas em São Francisco há mais de 80 anos.
 
Hoje, precisamos restaurar o equilíbrio da ordem mundial. Devemos nos comprometer novamente com os princípios fundamentais da ordem internacional. E devemos abraçar a cooperação em vez do conflito.
 
O que o mundo precisa agora é de um novo momento em São Francisco. Um momento em que os líderes mundiais se reúnem para traçar o caminho a seguir. Um processo para atingir isso deve começar com o novo Secretário-Geral.
 
Obrigado.

Comentários