Texto da palestra «As virtudes cristãs que lutam contra a pobreza»

A virtude cristã teologal que luta ativamente contra a pobreza é a caridade. No entanto, a doutrina cristã aborda o combate à pobreza através de uma combinação de virtudes teologais, cardeais e evangélicas, cada uma atuando de uma forma específica.

1. Caridade (a Virtude Teologal motora)
A caridade é considerada a maior das virtudes cristãs e o "coração do Evangelho". Ela não se resume à mera esmola superficial; é o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Como luta contra a pobreza, ela move o cristão a partilhar os seus bens, a concretizar obras de misericórdia e a acolher os marginalizados, garantindo que o sofrimento do outro seja aliviado por amor a Cristo.

2. Justiça (a Virtude Cardeal estrutural)
Enquanto a caridade é o motor do amor, a justiça é a virtude moral que consiste na constante e firme vontade de dar a cada um o que lhe é devido.
Como luta contra a pobreza, a teologia cristã ensina que a miséria material muitas vezes é fruto da injustiça social e da ganância humana. Praticar a justiça significa combater as estruturas que geram desigualdade extrema, garantir salários dignos, defender os direitos dos mais fracos e assegurar que os bens da Terra — que foram criados por Deus para todos — cheguem aos necessitados.

Na perspetiva cristã, a caridade e a justiça social não se anulam nem se opõem; elas são complementares e interdependentes. A frase clássica da Doutrina Social da Igreja resume bem essa relação: «A justiça é a medida mínima da caridade.» Ou seja, não é possível ser verdadeiramente caridoso sem antes ser justo.
 
Embora ambas lutem contra o sofrimento e a pobreza, elas operam em dimensões diferentes:
1. A justiça social baseia-se no princípio de que todos os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus e, por isso, têm uma dignidade intrínseca que exige o acesso aos bens da Criação (princípio do Destino Universal dos Bens).
Ela foca-se nas causas estruturais da pobreza. Exige a reforma de leis, a distribuição justa de recursos, salários dignos, acesso à saúde, educação e trabalho.
Na perspetiva cristã, a justiça dá ao outro o que já é dele por direito. Se uma pessoa passa fome porque o seu salário é exploratório, dar-lhe comida não é caridade, é colmatar uma injustiça. O Papa Bento XVI explicou que «quem ama os outros com caridade é, antes de mais nada, justo para com eles».
 
2. A caridade (no sentido teologal de Ágape) vai muito além do conceito moderno de "fazer filantropia" ou dar esmolas. É o próprio amor de Deus manifestado através das ações humanas.
Ela foca-se nas necessidades imediatas e na pessoa. Ela atende à emergência (alimentar quem tem fome hoje, acolher o refugiado, consolar o doente) e estabelece uma relação de fraternidade direta.
Na perspetiva cristã, a caridade começa onde a justiça termina. Ela dá ao outro o que é meu, por puro amor, sem que o outro tenha o "direito legal" de o exigir. A justiça pode organizar a sociedade de forma perfeita, mas nunca poderá substituir o calor humano, a empatia e o amor pessoal que a caridade oferece.

3. A Virtude da Pobreza ou Desapego (virtude individual)
Parece um paradoxo, mas a virtude da pobreza (ou pobreza evangélica / desprendimento) é uma das atitudes mais fortes do cristão contra a miséria alheia. Esta virtude ensina o indivíduo a não escravizar o seu coração ao dinheiro e aos bens materiais.
Como luta contra a pobreza, ao viver uma vida simples e desapegada, o cristão evita o acúmulo egoísta. O desapego liberta recursos, tempo e bens materiais para que possam ser redirecionados para quem realmente precisa. Como diz o princípio cristão, o supérfluo do rico pertence, por direito, ao pobre que passa necessidade.

A metáfora do Rio
Para compreender a ligação entre as duas, a teologia cristã costuma usar a metáfora de um rio onde as pessoas se estão a afogar:
A Caridade é o ato heroico de saltar para a água para resgatar as pessoas que estão a ser levadas pela correnteza (atendimento à emergência).
A Justiça Social é caminhar rio acima para descobrir quem ou o que as está a empurrar para a água e construir uma barreira para que ninguém mais caia (reforma da estrutura).
Sem a justiça, a caridade corre o risco de se tornar hipócrita ou assistencialista (uma capa para acalmar a consciência de quem explora). Sem a caridade, a justiça corre o risco de se tornar fria, burocrática e puramente legalista.
 
Doze dos muitos santos que revolucionaram o combate à pobreza através destas virtudes
Muitos santos ao longo da História personificaram a união perfeita entre a caridade e a justiça social, demonstrando que o combate à pobreza exige tanto o alívio da dor imediata quanto a transformação das estruturas sociais.
 
São Vicente de Paulo (1581–1660) – O inventor da caridade organizada
Antes de São Vicente de Paulo, a ajuda aos pobres na Europa era muito fragmentada. Ele revolucionou o combate à pobreza ao introduzir a gestão, a eficiência e a organização sistémica na caridade.
Fundou as Confrarias da Caridade (envolvendo leigos e mulheres da alta sociedade) e as Filhas da Caridade. Em vez de apenas dar esmolas na rua, ele criou redes organizadas para mapear as famílias necessitadas, distribuir refeições diariamente, fundar hospitais e criar lares para crianças abandonadas.
Unia justiça e caridade: Ele dizia aos seus voluntários que os pobres eram os seus "mestres e senhores" e exigia que fossem tratados com o máximo respeito, e não com superioridade. Ele atacou a raiz do problema ao criar oficinas de trabalho para que os desempregados pudessem aprender um ofício e sustentar as suas próprias famílias.
 
Santa Dulce dos Pobres (1914–1992) – A caridade que cria estruturas
Conhecida como o "Anjo Bom da Bahia", a santa brasileira Irmã Dulce revolucionou o acolhimento aos necessitados através de uma caridade destemida que desafiava a burocracia e a falta de assistência do Estado.
Em 1949, sem ter onde colocar 70 doentes que recolheu nas ruas, ela reconverteu o galinheiro do seu próprio convento para transformá-lo num abrigo improvisado. Esse gesto deu origem ao Complexo Social Hospitalar Irmã Dulce, que hoje realiza milhões de atendimentos médicos gratuitos por ano.
A Irmã Dulce não esperava que o governo agisse; ela criava a infraestrutura médica e social que o Estado falhava em fornecer, forçando a sociedade e os políticos a olhar para os marginalizados e a financiar os seus direitos à saúde e à dignidade.
 
Beato Frederico Ozanam (1813–1853) – O pioneiro da justiça social moderna
Este jovem intelectual e professor universitário francês é uma das figuras mais importantes na transição da caridade pessoal para a defesa estrutural dos direitos dos trabalhadores. Ele fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos).
Ozanam e os seus amigos decidiram que não bastava debater filosofia na universidade; era preciso ir aos bairros de lata de Paris visitar os pobres nas suas casas, levando comida, roupas e, acima de tudo, amizade e escuta atenta.
Décadas antes das encíclicas papais sobre o trabalho, ele defendeu publicamente o direito a um salário justo, à reforma para os trabalhadores e à proteção contra a exploração económica. Ele afirmava que o salário do operário não podia ser regulado apenas pela lei da oferta e da procura, mas sim pela dignidade da vida humana.
 
Santa Teresa de Calcutá (1910–1997) – A caridade na miséria extrema
Madre Teresa revolucionou o século XX ao focar-se na pobreza que o mundo considerava "incurável" e "intocável": os moribundos que eram deixados para morrer nas valas das ruas da Índia.
Fundou as Missionárias da Caridade e criou a Casa dos Moribundos Abandonados em Calcutá. O objetivo principal não era apenas dar tratamento médico (já que muitos estavam em estado terminal), mas garantir que nenhum ser humano morresse como um animal, mas sim rodeado de amor, limpeza e dignidade.
O seu trabalho foi uma denúncia viva contra a injustiça da indiferença global. Ao recolher aqueles que a sociedade descartava como lixo, ela forçou o mundo a questionar as estruturas económicas e o materialismo que geram tanta exclusão.
 
São Lourenço de Roma (225–258) – O diácono guardião dos "Tesouros da Igreja"
São João Bosco (1815–1888) – O amigo da juventude marginalizada
Santa Isabel da Hungria (1207–1231) – A realeza ao serviço dos desvalidos
São Camilo de Lellis (1550–1614) – A revolução nos cuidados de saúde
São João de Deus (1495–1550) – O pai da humanização hospitalar
Santa Isabel de Portugal (1271–1336) – A diplomacia da paz e a ação social
Santo António de Lisboa (1195–1231) – O defensor dos oprimidos contra a usura
Beata Maria do Divino Coração (1863–1899) – Reabilitação e proteção de raparigas e mulheres em extrema vulnerabilidade social, prostituição ou pobreza doméstica

Um santo que me inspira pessoalmente
São Daniel Comboni: amar e fazer causa comum, denunciar a escravatura e defender a dignidade, dar a própria vida, formar pessoas para serem protagonistas
Para São Daniel Comboni, combater a pobreza não significava simplesmente dar alguma coisa a quem nada tinha. Era preciso amar, defender, educar e devolver dignidade a quem tinha sido esquecido, explorado ou escravizado. Não combateu apenas a pobreza; combateu aquilo que roubava aos pobres a possibilidade de deixarem de ser pobres.

O seu primeiro cometimento foi a caridade. Mas não uma caridade de longe, feita de esmolas e boas intenções. Comboni deixou-se tocar profundamente pelo sofrimento dos povos africanos. «A África e os pobres negros apoderaram-se de tal modo do meu coração, que vivo só para eles», escreveu. E chegou a dizer: «Eu só disponho de uma vida para consagrar à salvação daquelas almas: quisera ter mil vidas para as consumir nesse fim» (E 2271).

Essa caridade conduziu-o à justiça. Comboni não se limitou a aliviar as consequências da pobreza: enfrentou algumas das suas causas. Num tempo em que a escravatura continuava a destruir vidas, denunciou o tráfico de seres humanos e recusou aceitar que pessoas fossem tratadas como mercadoria. A missão, para ele, implicava defender os mais pobres e abandonados e lutar contra aquilo que os mantinha prisioneiros.

Por isso, o seu grande projeto era contrário ao da sociedade do seu tempo, que tornava os africanos dependentes dos europeus. O seu projeto era «salvar a África com a África». O seu Plano previa escolas, formação profissional, catequistas, professores, agricultores, artesãos e outros agentes locais. Queria que homens e mulheres africanos recebessem conhecimentos e oportunidades para serem protagonistas da transformação das suas próprias comunidades. A sua ação foi aquilo que hoje entendemos como promoção integral da pessoa. O Papa Francisco destacou esta dimensão de Comboni, sublinhando que ele favorecia as artes e profissões, o papel da família e da mulher e o desenvolvimento humano a partir do interior das próprias culturas.

E tudo isto exigiu de Comboni um enorme desprendimento pessoal. Deixou a família, a segurança e a sua terra; enfrentou doenças, viagens difíceis, incompreensões, fracassos e perigos. Não procurou uma missão confortável nem uma vida protegida. Chegou a escrever que estava disposto a «derramar o nosso sangue até à última gota» pela regeneração da África (E 2753).

Assim, Comboni mostra-nos que combater a pobreza é muito mais do que dar coisas. É dar-se. É defender quem sofre. É combater as injustiças que produzem pobreza. É oferecer conhecimento e oportunidades. É acreditar que os pobres não são um problema a resolver, mas pessoas com dons, capacidades e futuro.

A sua vida pode resumir-se numa ideia extraordinariamente atual: a verdadeira caridade não mantém ninguém de joelhos; ajuda-o a levantar-se.

Estes santos demonstraram que o combate à pobreza na visão cristã segue algumas regras de ouro:
Ir ao encontro: não esperar que o pobre peça, mas ir até à sua realidade.
Restaurar a dignidade: tratar o necessitado como um igual, um irmão em Cristo, e não como um objeto de pena.
Mudar a realidade: criar instituições (hospitais, escolas, oficinas) que permitam à pessoa sair da condição de miséria de forma permanente.
 
A Doutrina Social da Igreja Católica desenvolveu-se fortemente nos últimos 130 anos através de encíclicas papais. Estes textos abordam diretamente a relação entre o Evangelho, a economia, a justiça e a pobreza.
1. RerumNovarum (1891) – Papa Leão XIII
2. PopulorumProgressio (1967) – Papa São Paulo VI
3. LaboremExercens (1981), Sollicitudo Rei Socialis e CentesimusAnnus (1991) – Papa João Paulo II
4. Caritas in Veritate (2009) – Papa Bento XVI
5. Laudato si’ (2015), Fratelli tutti (2020) – Papa Francisco
6. Dilexi te (2025) e Magnifica Humanitas (2026) – Papa Leão XIV

Fernando Félix Ferreira, jornalista de Audácia e Além-Mar

Comentários