10 atitudes que esperamos dos padrinhos e das madrinhas


A palavra inglesa para dizer «padrinho» (godfather) e «madrinha» (godmother) significam «pai em Deus» e «mãe em Deus». Isso significa o que é claro para toda a gente: ser madrinha ou padrinho não é apenas para dar presentes às crianças afilhadas. Eles são quase como segundos pais, que os primeiros escolhem diante de Deus, e precisam de ter valores morais e espirituais, bem como pensamentos, semelhantes aos dos pais.

Estas são dez de inúmeras atitudes que pais e afilhados poderão esperar da madrinha e/ou do padrinho:

1. Estar presentes no dia a dia da vida deles, e principalmente em datas importantes como aniversário, Natal, Páscoa, primeira comunhão, formatura, matrimónio ou vida religiosa ou sacerdotal, etc. Quando isso não acontece, afilhados e pais ficam muito frustrados.

2. Ser amigos e conhecer os seus gostos: comidas, leituras, músicas, pessoas, profissões, desportos, entretenimentos…

3. Criar momentos únicos, inspiradores e significativos, como brincar, ir buscar à escola, levar a um parque, etc. Passar tempo juntos fortalece as relações e ajuda a formar a personalidade!

4. Assumir compromisso. Quando os padrinhos são escolhidos e aceitam o convite, assumem o compromisso perante Deus de amar e ajudar na educação da criança. Em caso dos pais morrerem, cabe aos padrinhos assumirem a responsabilidade de criar o afilhado. Portanto, ser padrinhos é estar envolvidos na educação, auxiliando os pais com conselhos e apoio.

5. Não mimar em demasia, mas procurar respeitar sempre os limites impostos pelos pais.

6. Presentear com afeto, com algo que atraia, demonstre conhecer os afilhados e os inspire (a função dos presentes é, também, fazer com que quem os recebe sonhe, se projete no futuro).

7. Criar vínculos com os irmãos dos afilhados. Será normal que possa existir uma “preferência” pelos afilhados, mas não é preciso ser explícita.

8. Estar perto nos melhores e piores momentos. Por exemplo, ligar quando o(a) afilhado(a) está doentinho(a) faz toda a diferença!

9. Ficar tão emocionados quanto os pais com as conquistas dos afilhados. Isso revela quanto estão entregues de corpo e alma à relação!

10. Amar incondicionalmenteEsse item comporta todos os anteriores e os que faltam aqui!

Inspirado em Juliana Freire, em http://www.justrealmoms.com.br

Ler mais:


Comentários